Presidente do TJ-BA é afastado por suspeita de venda de decisões

O ministro também determinou o bloqueio de bens de alguns envolvidos, no total de R$ 581 milhões

A Operação Faroeste, deflagrada nesta manhã (19), que investiga esquema de venda de liminares no TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência, teve a prisão de quatro desembargadores e 2 juízes foram afastados dos seus cargos, entre eles o desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, presidente do Tribunal.

A operação foi autorizada pelo ministro Og Fernandes, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).

Foto: Divulgação/TJ-BAGabinetes e salas do Tribunal de Justiça da Bahia são alvo de mandados de busca e apreensão
Gabinetes e salas do Tribunal de Justiça da Bahia são alvo de mandados de busca e apreensão

O ministro também determinou o bloqueio de bens de alguns envolvidos, no total de R$ 581 milhões. A prisão dos magistrados, porém, foi negada. O processo está sob sigilo.

As informações reunidas no inquérito revelaram a existência de um esquema de corrupção praticado por uma organização criminosa integrada por magistrados e servidores do TJ-BA, advogados e produtores rurais que, juntos, atuavam na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano.

Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça da BahiaO presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto, que é alvo da operação Faroeste
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto, que é alvo da operação Faroeste

O esquema também envolve o uso de laranjas e de empresas. A suspeita é de que pelo menos 360 mil hectares de terra tenham sido objeto da grilagem, movimentando uma cifra bilionária.

Procurado, o Tribunal de Justiça da Bahia informou que foi surpreendido com a operação e que deve emitir um posicionamento até o final do dia.

Fonte: JTNews com informações da Folha de S.Paulo

Comentários