Prefeitura vai aplicar testes antígenos para detecção de casos de COVID-19 em Teresina
Nessa semana, os técnicos da FMS finalizaram uma pesquisa de validação para verificar a eficiência do teste rápido de antígeno, que detecta a proteína viralA Prefeitura de Teresina está adquirindo 33 mil testes rápidos de antígenos para COVID-19. Trata-se de novo tipo de testagem que permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissão do Coronavírus, e garantir o isolamento precoce do paciente.

Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora. “Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos", disse o prefeito Firmino.
"Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, ressaltou.
O teste rápido de antígeno consegue detectar a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. “A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolveu um protocolo para regulamentar o seu uso na rede de saúde ”, explica a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.
Nessa semana, os técnicos da FMS finalizaram uma pesquisa de validação para verificar a eficiência do teste rápido de antígeno, que detecta a proteína viral.
“Mais de 100 pacientes fizeram os dois: o teste rápido de antígeno e o exame RT-PCR que é a metodologia considerada padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19 e percebemos que o novo modelo é também eficiente”, explica a gerente técnica do Laboratório Raul Bacelar, Symonara Faustino.
O teste rápido de anticorpos vem sendo aplicado em 23 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas.
É utilizado para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o Coronavírus. Se for feito em paciente sintomático antes de oito dias de sintomas, o resultado pode apresentar falso negativo.
A rede de saúde realiza ainda o ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos Hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave.
O exame pode ser coletado entre o 2° e 7° dia de sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo da pessoa. O resultado é dado pelo Laboratório Lacen, ligado ao Governo do Estado, e sai em até 48horas.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Delegado Williams Pinheiro é preso por embriaguez após acidente com ambulância na BR 343
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes
-
Geral Prefeitura de Monte Alegre do Piauí contrata empresa ligada à esposa de servidor e repassa mais de R$ 368 mil
-
Segurança Pública Polícia apreende adolescentes suspeitos de estupro coletivo contra menino de 13 anos no Piauí
-
Geral Piauiense nega ter sido processada por Michelle Bolsonaro após declarações em podcast
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Geral Michelle Bolsonaro processa piauiense após ser chamada de “ex-garota de programa”
-
Política Ex-prefeito de Amarante é multado por falta de transparência em licitações
-
Geral Incêndio de grandes proporções destrói mais de 10 ônibus escolares na zona sul de Teresina