Políticos e autoridades lamentam morte de Maria Sueli Rodrigues

A professora e líder política estava internada há alguns dias em estado grave, e lutava contra uma doença neurodegenerativa

O Governo do Estado do Piauí emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora Sueli Rodrigues, que morreu na tarde desta terça-feira (26/07) em Teresina, aos 58 anos. Ela estava internada há alguns dias em estado grave, e lutava contra uma doença neurodegenerativa.

Foto: Reprodução/FacebookProfessora Sueli Rodrigues
Professora Sueli Rodrigues

Na nota, o Governo do Piauí ressaltou que Sueli Rodrigues sempre atuou na luta pelos direitos humanos e também se destacou na política partidária.

“Sempre se destacou com pautas ligadas aos direitos humanos e deu importante contribuição para a política piauiense sendo filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), por onde já foi candidata a governadora do estado”, diz trecho da nota.

Para a governadora Regina Sousa, aliados e adversários certamente aprenderam em algum momento com a professora, que atualmente estava filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), por onde disputou as últimas eleições.

O PSOL lamentou a morte precoce de Sueli Rodrigues e destacou o trabalho e força da líder política. “Sueli traz consigo o signo de Esperança Garcia, mulher negra piauiense escravizada que ousou em 1770 denunciar violências contra si e sua família, sendo reconhecida pela OAB nacional como a primeira advogada do Brasil. Sueli também traz consigo o signo de Dandara de Palmares, Tereza de Benguela, Francisca Trindade e Marielle Franco”, diz trecho.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), decretou luto oficial de três dias pela morte da professora. “Na OAB Piauí, a jurista presidiu ainda a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e colaborou de forma exemplar com palestras na Comissão da Mulher Advogada (CMA) e participação em fóruns temáticos”.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) também lamentou o falecimento de Sueli Rodrigues. A docente era lotada no Departamento de Ciências Jurídicas da instituição. “A Administração Superior da UFPI comunica e lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, ocorrido nesta terça-feira (26). A docente fazia parte do quadro da Universidade desde 2010, sendo lotada no Departamento de Ciências Jurídicas”, diz a nota da UFPI.

Em suas redes sociais, o candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também lamentou a morte da professora e solidarizou-se com familiares e amigos.

“Professora Sueli Rodrigues foi um exemplo de profissional e aguerrida defensora das causas sociais. Que Deus a receba em seu descanso e conforte sua família e os amigos”, disse.

A prefeitura de Teresina por meio de nota ressaltou que Sueli Rodrigues se destacou como professora, pesquisadora, bem como nas causas sociais. “Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado”.

Foto: Divulgação/OAB-PIMaria Sueli Rodrigues de Sousa,
Maria Sueli Rodrigues de Sousa

O prefeito de Francinópolis e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César, destacou a inteligência e postura de Sueli Rodrigues. “Natural do município de Francinópolis, Sueli Rodrigues sempre se destacou por sua inteligência notória e pela postura importante de defender suas ideias de vida, como os direitos das mulheres e os movimentos sociais”, destacou.

O pré-candidato ao Senado, Fábio Servio (Podemos), relembrou que em 2018 foram candidatos ao governo do estado em lados opostos, mas com respeito mútuo. Para Servio, a morte da professora deixa uma lacuna na política piauiense.

“Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento da professora Sueli Rodrigues. Fomos candidatos ao governo em 2018 de lados opostos, mas com muito respeito. Em 2020, num dos debates para prefeito, ela representando seu partido e eu como candidato, nos abraçamos e externamos uma profunda admiração mútua. Ao nos deixar, a professora e a política abre uma lacuna. Aqui, minha admiração a quem foi minha professora também.
Obrigado, professora Sueli. Que Deus console sua família”, diz nota.

Fonte: JTNEWS

Comentários