OAB-PI decreta luto de três dias pela morte da professora e líder política Maria Sueli Rodrigues

A entidade destacou seu trabalho à frente da Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra e de movimentos sociais e políticos na defesa dos direitos humanos

Nessa terça-feira (26/07), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), decretou luto oficial de três dias pela morte da professora, líder política, pesquisadora e advogada Maria Sueli Rodrigues de Sousa, aos 58 anos.

Foto: Divulgação/OAB-PIMaria Sueli Rodrigues de Sousa,
Maria Sueli Rodrigues de Sousa

O velório será realizado no Memorial Esperança Garcia, na capital, espaço cultural que homenageia a escrava reconhecida como a primeira advogada do Piauí.

Por meio de nota a OAB-PI lamentou o falecimento precoce de Sueli Rodrigues, vítima de uma doença neurológica degenerativa, e destacou seu trabalho à frente da Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra e de movimentos sociais e políticos na defesa dos direitos humanos.

“A jurista presidiu ainda a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e colaborou de forma exemplar com palestras na Comissão da Mulher Advogada (CMA) e participação em fóruns temáticos. Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com a família e amigos de Maria Sueli Rodrigues de Sousa e expressa as mais profundas e sinceras condolências”, diz trecho da nota.

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de seu presidente José Alberto Simonetti, também lamentou a morte de Maria Sueli. Confira AQUI a nota da OAB.

“A professora Maria Sueli Rodrigues deixa um legado vivo de ensinamentos. Seu pensamento ainda ensinará muitas gerações do Direito. Contudo, a lição principal para este momento de dor não foi ensinada. Será necessário aprender a lidar com a consternação e a saudade que sua partida causa à família, aos amigos, aos alunos, com quem nos solidarizamos”.

Foto: Reprodução/Redes sociaisPresidente da OAB, José Alberto Simonetti
"O nome e a história de Maria Sueli Rodrigues de Sousa marca a Advocacia Nacional e ingressa para o andar mais alto da memória institucional da Ordem dos Advogados do Brasil", destacou o presidente da OAB, José Alberto Simonetti

Confira a nota da OAB-PI na íntegra

"A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento de Maria Sueli Rodrigues de Sousa, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), líder política, advogada e pesquisadora da ciência do Direito.

A OAB Piauí declara luto oficial de três dias pela morte de Sueli Rodrigues. A educadora tinha 58 anos e faleceu nesta terça-feira (26/07), num hospital particular de Teresina, por consequência de uma doença neurológica degenerativa. O velório será realizado no Memorial Esperança Garcia, na capital, espaço cultural que homenageia a escrava reconhecida como a primeira advogada do Piauí.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa marca a história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por ter presidido a Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra, entre os anos de 2016 e 2018, período em que organizou o dossiê científico que ganhou notoriedade nacional de Esperança Garcia, símbolo da luta por direitos e da resistência negra.

A advogada integrou movimentos sociais e políticos no estado pautada na defesa dos direitos humanos. Sueli se colocou à disposição da opinião pública e disputou as eleições de governadora (2016) e o cargo de vereadora de Teresina (2020).

Na OAB Piauí, a jurista presidiu ainda a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e colaborou de forma exemplar com palestras na Comissão da Mulher Advogada (CMA) e participação em fóruns temáticos.

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com a família e amigos de Maria Sueli Rodrigues de Sousa e expressa as mais profundas e sinceras condolências.

– Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Comissão de Direitos Humanos, Seccional Piauí."

Fonte: JTNEWS com informações da OAB-PI

Comentários