Piauí Saúde Digital leva atendimento especializado a alunos e servidores da rede estadual de ensino
A expectativa é que o serviço seja ampliado para todas as unidades de ensino da rede estadual.A maior revolução da saúde no Piauí nos últimos anos está chegando às escolas da rede estadual. Por meio do Piauí Saúde Digital, alunos e servidores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) terão acesso gratuito a consultas com clínico geral e especialistas, tudo isso sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), que estão unindo forças para levar atendimento de qualidade, tecnologia e cuidado à comunidade escolar, com a implantação de salas equipadas para o programa nas unidades de ensino.
O Piauí Saúde Digital já conta com salas instaladas nos Cetis Júlia Nunes e Didácio Silva, em Teresina, e no interior como em Piripiri (Ceti José Narciso), Castelo do Piauí (Ceti Cônego Cardoso), Campo Maior (Ceti Raimundinho Andrade) e Altos (Ceti Afonso Mafrense). A expectativa é que o serviço seja ampliado para todas as unidades de ensino da rede estadual.
“Os alunos e funcionários têm acesso ao clínico geral no momento em que precisam de atendimento. Caso haja necessidade de acompanhamento especializado, o sistema permitirá a marcação de consultas com especialistas, assegurando a continuidade do cuidado médico, com as especialidades oferecidas pelo programa”, explica Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi.
Um dos diferenciais das salas do programa nas escolas é a possibilidade de agendamento de consultas com especialistas. “Colocamos o sistema com equipe médica para atender com hora marcada. Já temos disponível o aplicativo para acesso ao clínico geral 24 horas por dia, mas aqui na escola será possível agendar também com o especialista”, afirmou Antonio Luiz, secretário de Saúde do Estado.
O Piauí Saúde Digital é uma iniciativa do Governo do Estado que amplia o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas por meio da telemedicina. O programa já está presente nos 224 municípios piauienses. Além do clínico geral, os usuários podem acessar consultas em ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, ortopedia, psicologia e nutrição.
“Essa é uma parceria com a Sesapi para garantirmos um acesso mais fácil aos nossos estudantes, profissionais da educação às especialidades do Piauí Saúde Digital. Nosso objetivo é ter alunos mais saudáveis, dispostos a aprender e a conquistar os melhores resultados no ensino superior, no mercado de trabalho e na vida”, destacou Washington Bandeira, secretário da Seduc.
Saúde na palma da mão
Presente nos 224 municípios, os piauienses podem solicitar teleconsultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em dez especialidades médicas e duas não médicas com um tempo médio de espera de uma semana. Além disso, as consultas podem ser realizadas por meio do aplicativo no celular, 24 horas por dia.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)