PF prende prefeito, vice e ex-prefeitos acusados de promover entrada ilegal de brasileiros nos EUA

De acordo com as investigações os políticos são do Estado de Minas Gerais; os viajantes enfrentavam condições desumanas, e eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (3/12), a terceira fase da Operação CAI-CAI, que busca desarticular uma associação criminosa que promovia a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos (EUA), utilizando rotas mexicanas. 11 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos municípios de Minas Gerais.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilSede da Polícia Federal
Sede da Polícia Federal em Brasília (DF)

De acordo com as investigações, os viajantes enfrentavam condições desumanas, eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana e ficavam submetidos aos guias denominados coiotes – criminosos, majoritariamente armados, responsáveis pela definição das rotas arriscadas de travessia de fronteira.

A investigação apurou que os acusados se dedicam intensamente à prática dos crimes de promoção de migração ilegal, associação criminosa e envio ilegal de criança ou adolescente para o exterior, cobrando até 22 mil dólares por interessado.

Dentre os acusados estão ex-prefeitos, um prefeito eleito e um vice-prefeito em final de mandato, todos de cidades da região de Governador Valadares (MG).

A operação conta com o apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega - Homeland Security Investigations (HSI), na Embaixada dos EUA em Brasília.

Se condenados, os presos e demais investigados podem cumprir até 16 anos de reclusão; sujeitos a aumento de pena. Na primeira fase da Operação CAI-CAI, um dos réus foi condenado a 127 anos, tendo sido identificados 270 crimes.

Fonte: JTNEWS

Comentários