"Pedalando pela vida": grupo de ciclistas participam de campanha de doação de sangue

Durante todo o mês de junho, o Hemopi fez diversas campanhas em parcerias para incentivar a doação de sangue em todo o estado;O JTNEWS conversou com um dos integrantes do projeto 'Pedalando pela vida'

Neste sábado (19/06), a campanha 'Pedalando pela vida', finaliza a semana do doador de sangue. O projeto é uma parceria entre 15 clubes de ciclismo de Teresina (PI) e Timon (MA) e o Hemopi. Na programação teve passeio ciclístico simbólico na avenida Raul Lopes, às 8h da manhã, e a Unidade Móvel de coleta de sangue seguirá na Ponte Estaiada até às 17h para atender aos candidatos à doação de sangue que quiserem contribuir.

Em conversa com o JTNEWS, um dos idealizadores da campanha, Hyan Melo, integrante do grupo Renegados Bike Clube, falou sobre a idealização do projeto e como a ideia foi recebida pelo grupos de ciclistas. "Essa ideia já tinha surgido em conversas minhas lá no parque da cidadania há muito tempo atrás, mas não foi para frente. Depois essa idéia voltou para minha mente e eu procurei as meninas da parte de campanhas do Hemopi".

Hyan confessa que no início a idéia não foi bem recebida porque já tinha sido proposta por outros grupos e não tinha dado resultados. "Eu falei para ela que dessa vez nós iríamos cumprir. Foi aí que comecei a contactar os líderes desses grupos, mostrei a idéia, começamos com cinco grupos só e depois de 15 dias de campanha quando caiu na mídia os outros grupos se interessaram e começaram me procurar. Estamos hoje com mais de 15 grupos".

A Semana do Doador idealizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) faz parte das campanhas de incentivo a doação de sangue que aconteceram durante todo o mês de Junho [ mês reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue]

No dia 14 de junho foi lançado um desafio que tem como meta coletar 4.000 bolsas de sangue em 30 dias, a data foi escolhida por ser o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, e inclusive, após 5 dias de campanha, o Hemopi já alcançou 25% da meta, com 1.000 doações.

Para mais informações acesse o site oficial do Hemopi.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho:

Dia 19/06 –  A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

 Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Fonte: JTNEWS

Comentários