Hemopi lança desafio para coletar 4.000 bolsas de sangue em 30 dias

A iniciativa faz parte das campanha 'Junho Vermelho', que incentiva a doação de sangue em todo o país

Quem trafegou, nessa segunda-feira (14/06), pela ponte Juscelino Kubitschek, uma das principais vias de tráfego de Teresina, deve ter notado uma placa gigante em formato de gota fixada em uma das entradas de acesso à via central da ponte.

Foto: Ascom/ HemopiPlaca instalada na ponte Juscelino Kubitschek, a cada mil bolsas coletadas, a gota vai sendo preenchida de vermelho
Placa instalada na ponte Juscelino Kubitschek, a cada mil bolsas coletadas, a gota vai sendo preenchida de vermelho

O símbolo faz parte de uma ação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) a fim de incentivar as doações de sangue. O dia 14 de junho foi escolhido para o lançamento da ação, que tem como meta coletar 4.000 bolsas de sangue em 30 dias, por ser o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

“A cada mil bolsas coletadas, a gota vai sendo preenchida de vermelho. Sabemos que o piauiense é solidário e vai nos ajudar a cumprir essa meta”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Por conta da pandemia, as doações de sangue em todo o estado sofreram uma redução de 30% no ano de 2020. Como único hemocentro do Piauí, o Hemopi vem tentando chamar atenção para importância de manter o banco de sangue sempre abastecido, já que é responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

“Estamos comemorando o Junho Vermelho e ao longo deste mês serão feitas várias ações de conscientização da população sobre a importância de doar sangue de forma regular e também reforçar o nosso estoque em todas as quatro unidades de coleta do Piauí – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos”, esclarece Jurandir Martins.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho:

 Dia 16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.

Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

 Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Fonte: JTNEWS com informações do Hemopi

Comentários