No Dia Mundial do Doador de Sangue, campanha incentiva a doação no PI

Durante todo o mês de junho, serão feitas ações para incentivar a doação de sangue em todo o país, chamado 'Junho Vermelho'

O mês de junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue, sendo hoje, 14 de junho, instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Já a data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. E também para homenagear e agradecer a todas as pessoas que, voluntariamente, se dispõem a salvar vidas.

Segundo o diretor da Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) Jurandir Martins, houve uma redução em torno de 30% nas doações de sangue no último ano devido à pandemia. Com as ações do 'Junho Vermelho', o gestor pretende reforçar que os hemocentros são seguros e que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho:

Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: os doadores que comparecerem às unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo, cenário para fotos e outras surpresas ao longo de toda segunda-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.

 Dia 16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.

Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

 Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Fonte: JTNEWS

Comentários