OAB Piauí realiza campanha de conscientização sobre a saúde masculina
Ao longo do mês, a Ordem promoverá diversas ações de conscientização presenciaisCom o propósito de alertar os Advogados para os cuidados com a saúde, a OAB Piauí abraça a campanha do Novembro Azul. Criada para conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças, com ênfase no câncer de próstata, a iniciativa convida homens a estarem mais atentos ao próprio corpo.

Ao longo do mês, a Ordem promoverá diversas ações de conscientização presenciais, como a distribuição de laços azuis às segundas e quartas-feiras no drive-thru de Teresina, das 9h às 12h, além da iluminação da fachada e publicações nas redes sociais sobre a importância do diagnóstico precoce para maior chance de sucesso do tratamento.

Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre nos homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa é que em 2020 o Brasil acumule 65.840 novos casos e 15.576 óbitos pelo câncer de próstata. A faixa etária de maior ocorrência, com cerca de 75% dos casos, é acima de 65 anos.
Apesar de a maioria dos tumores crescer de forma lenta e não dar sinais durante a vida, alguns deles podem crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, podendo levar o paciente à morte. Por esse motivo, o Médico e Presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB Piauí, Williams Cardec, alerta sobre a importância da detecção precoce para identificar a doença no seu estágio inicial e reduzir a mortalidade e a morbidade do câncer.
“O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que pode apresentar sintomas como dor ou até retenção ao tentar urinar. Por esse motivo, é imprescindível a realização de acompanhamento com o médico urologista, que avalia o trato genitourinário masculino, sendo assim tal atendimento deve ser buscado de forma preventiva”, ele alerta.
Williams Cardec também destaca a relevância de cuidar da saúde de uma forma geral. “O mês de novembro traz um alerta para a saúde preventiva do homem de forma contínua, devendo o homem estar atendo a vários aspectos, abordando a parte cardiovascular, urológica e também de saúde mental de forma perene”, explica.
Fatores de risco
Além da idade, fatores como má alimentação, sedentarismo, histórico familiar e obesidade podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Por isso, a indicação é que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou dos 50, se consultem com o urologista para realizar exames que permitam ao médico avaliar alterações suspeitas.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada