Ministro do STF Alexandre de Moraes determina, e PF prende, Roberto Jefferson, sob argumento de ataques à democracia

A determinação da prisão do ex-deputado ocorreu no âmbito do inquérito sobre organização criminosa digital contra a democracia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13/8) a prisão de Roberto Jefferson, ex-deputado e dirigente principal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB),  por suposta participação em uma organização criminosa digital montada que atuaria contra a democracia. 

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilRoberto Jefferson, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Roberto Jefferson, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) preso hoje (13/8) por ordem monocrática do STF

O pedido de prisão partiu da Polícia Federal, que detectou a atuação de Jefferson numa espécie de milícia digital que tem feito ataques aos ministros do STF e às instituições. A investigação faz parte do novo inquérito aberto por ordem de Moraes após o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos, para apurar uma organização criminosa digital.

Pelo Twitter, Jefferson informou que a PF estava na casa da ex-mulher dele. “Vamos ver de onde parte essa canalhice”, bradou Roberto Jefferson, que tem usado um perfil alternativo na rede social desde que a conta oficial foi retida pela plataforma. Todavia, o perfil que ele (o preso Roberto Jefferson) estava usando, de onde continuava "atacando aos seus alvos" não mais está ativo. Conforme anuncia o Twitter.

Folha de S. Paulo informou que PGR, sob comando de Augusto Aras se omitiu sobre a prisão de Roberto Jefferson no prazo assinado pelo STF

Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão de Roberto Jefferson sem a manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Foto: Jacinto Teles/JTNewsPGR Brasília
PGR em Brasília, de onde se Augusto Aras ignorou documento do ministro Alexandre de Moraes, que havia assinado prazo de 24 horas para manifestação acerca do pedido de prisão pela PF 

O ministro deu um prazo de 24 horas para o órgão se manifestar a respeito de um pedido da Polícia Federal para prendê-lo, mas não teve resposta.

O posicionamento da PGR chegou na noite de quinta (12) após o gabinete da PGR recebeu o aviso de que o mandado de prisão havia sido expedido por Moraes.

Foto: Rafael LuzPGR AUgusto Aras participou da abertura do II FONACOR
PGR Augusto Aras; cuja instituição sob seu comando manifestou-se após a prisão de Jefferson, contrário ao pedido da PF

Presidente do PTB e aliado de Jair Bolsonaro, Jefferson é alvo da investigação sobre uma suposta organização criminosa digital voltada a atacar as instituições.

O caso foi aberto após o arquivamento, pela própria PGR, do inquérito que investigava a organização dos atos antidemocráticos em 2020.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilMinistro Alexandre de Moraes é o relator do Recurso Extraordinário
Ministro Alexandre de Moraes do STF que foi ágil na decretação da prisão de Roberto Jefferson

A PF pediu a prisão do ex-deputado na quarta-feira (4/8) e, no dia seguinte, o gabinete de Moraes intimou a PGR para se manifestar em 24 horas.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo

Comentários