MEC afirma que notas das redações do Enem não foram prejudicadas

Cinco mil avaliadores trabalharam na correção manual dos textos; Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já recebeu mais de 800 mil inscrições, quatro vezes o número de vagas disponíveis

O Ministério da Educação (MEC) informou nessa terça-feira (21) que o processo que pontua as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é diferente da correção das questões objetivas. Por isso, de acordo com o ministério, as notas dos textos não serão prejudicadas pelas inconsistências na correção das provas objetivas. O MEC informa também que cinco mil avaliadores são responsáveis pela correção manual das redações.

Foto: Agência BrasilProva do Enem e Cartão Resposta
Prova do Enem e Cartão Resposta

Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Um professor não tem acesso a nota atribuída pelo outro. Quando a discrepância das notas é superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor faz a correção. A nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.

Caso a inconsistência persista após a análise do terceiro professor, a redação é corrigida por uma banca de professores especializados. Eles têm poder decisório para definir a nota final. 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o principal mecanismo de acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior que toma como referência a nota obtida pelo aluno no Enem, recebeu mais 826 mil inscrições até a noite de ontem (21).

Cada estudante pode pleitear até dois cursos segundo as regras da seleção. O prazo estabelecido para as inscrições é o próximo domingo (26). Ao todo, 128 instituições disponibilizam 237 mil vagas.

Inscrição

Para efetuar o procedimento, que é gratuito, o aluno deve acessar o portal do Sisu. Na página é possível também pesquisar vagas de preferência. O candidato deve marcar dois cursos de preferência.

Serão inscritos os mais bem avaliados dentro da quantidade de vagas disponível. Caso a pessoa possua nota suficiente para a primeira opção, esta prevalecerá. Caso não consiga, mas tenha desempenho necessário para o segundo curso indicado, será selecionado para este.

Uma vez selecionado, o aluno deverá realizar a matrícula até o dia 4 de fevereiro. Este mesmo dia é o prazo para que os candidatos indiquem interesse em entrar na lista de espera. O lançamento da ocupação das vagas tem de ser completado até o dia 7 de fevereiro.

Os participantes que tiverem dúvidas em relação às notas das questões objetivas, podem entrar em conato com o Inep, pela central 0800-616161.

Fonte: Agência Brasil

Comentários