Mais de 900 pistolas estão sendo entregues para uso de policiais penais do Tocantins

Até o momento, mais de 340 policiais penais já cautelaram suas armas e foram instruídos pelo Núcleo de Operações com Cães (Noc) da Polícia Penal do Tocantins quanto ao manuseio seguro

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou neste mês a entrega de 935 armas cauteladas aos policiais penais do Tocantins. Nesta fase, além do cautelamento pessoal das armas de fogo, os policiais também passam por uma instrução de segurança e testagem para conhecer o novo armamento, uma pistola TS9 strike 9mm da Taurus.

Foto: Divulgação/SecijuUm dos objetivos do treinamento é conhecer o armamento e manuseio com segurança
Um dos objetivos do treinamento é conhecer o armamento e manuseio com segurança

“Policiais treinados e bem equipados viabilizam um Sistema Penal mais seguro para todos”, frisou o secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim.

A entrega iniciou na Região Operacional Administrativa IV, composta pela Unidade Penal de Paraíso do Tocantins e de Barrolândia, e da Região Operacional Administrativa V, composta pelas unidades penais de Palmas, Miracema e Porto Nacional, e também pelas unidades femininas de Miranorte e Palmas. Além disso, policiais penais que atuam nos grupos e unidades especializadas já receberam as armas e passaram pela instrução.

Na última terça-feira (15/02), foi a vez dos policiais penais da Região Operacional Administrativa I receberem a pistola e passarem pelo treinamento, englobando as unidades de Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis. As entregas às demais unidades penais que também fazem parte das regiões administrativas I e II seguem até o dia 19 deste mês.

Já para os policiais penais das unidades penais das regiões operacionais III, VI, VII e VIII ainda será disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Seciju um novo cronograma de recebimento das armas cautelas e treinamento.

Foto: DivulgaçãoO presidente Wilton Angelis, na criação do Sindicato de Policiais Penais do Tocantins (SINDIPPEN-TO)
Presidente do presidente do SINDIPPEN-TO, Wilton Angelis Wilton Angelis

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (SINDIPPEN-TO), Wilton Angelis, o investimento atende a uma demada antiga da categoria, além de reforçar e reconhecer o trabalho da Polícia Penal.

“Essa era uma demanda antiga da categoria que já vem pleiteada há cinco anos e agora está se concretizando. O Curso está sendo divido por regionais e está sendo aplicado a todos os policiais penais do Estado. Nós do Sindicato, eu como presidente, em nome de toda a categoria parabenizamos essa iniciativa do governo, esse investimento que está sendo feito na Segurança reforça mais o trabalho da Polícia Penal junto a sociedade para o bem de todos”, pontuou.

Ambientação

Até o momento, mais de 340 policiais penais já cautelaram suas armas e foram instruídos pelo Núcleo de Operações com Cães (Noc) da Polícia Penal do Tocantins quanto ao manuseio seguro e disparos-teste da nova arma nos stands de tiro do estado, como explica o responsável pela instrução dos policiais penais, Leandro Monteiro.

“Todos os policiais penais estão passando por mais esse treinamento continuado como forma de ambientação para cautela pessoal e permanente das armas. É indispensável que todos recebam esses procedimentos para manuseio seguro do armamento”, frisou.

Fonte: JTNEWS com informações do AFNotícias

Comentários