Junho Vermelho: Estudantes e funcionários da UESPI realizam campanha de doação de sangue no Piauí

A campanha "O amor corre nas veias" coordenada pelo Prof. Raimundo Dutra, busca incentivar a comunidade para a doação de sangue no dia D de doação, que será na próxima terça-feira, dia 22 de Junho

Um grupo formado por professores, técnicos e estudantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  sob a coordenação do Prof. Raimundo Dutra, está realizando a campanha "O amor corre nas veias", que possui como objetivo incentivar e mobilizar a comunidade para a doação de sangue.

Foto: HemopiJunho Vermelho é marcado por várias campanhas de incentivo a doação de sangue
Junho Vermelho é marcado por várias campanhas de incentivo a doação de sangue

O coordenador da campanha, professor Raimundo Dutra, falou ao JTNEWS sobre a importância da ação e como foi idealizada a campanha. "Em virtude do estoque de sangue do Hemopi estar baixo e pela necessidade devido a carência de doações durante a pandemia, nós nos reunimos e organizamos essa campanha", declarou Dutra. 

Durante todo o mês de Junho [ mês reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue] o Hemopi vem realizando ações voltadas para a doação de sangue no estado. No dia 14 de junho foi lançado um desafio que tem como meta coletar 4.000 bolsas de sangue em 30 dias, a data foi escolhida por ser o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

O dia D de doação será na próxima terça-feira, dia 22 de Junho e as doações podem ser feitas no HEMOPI, em Teresina (PI), e nos Hemocentros regionais de Floriano, Picos e Parnaíba (PI).  "Toda a comunidade está convidada para fazer essa doação junto a campanha 'O amor corre nas veias', também queremos estimular a solidariedade nesse momento de pandemia e isolamento social".

Foto: Reprodução / Redes SociaisCampanha "O amor corre nas veias", criado por funcionários e estudantes da UESPI
Campanha "O amor corre nas veias", criado por funcionários e estudantes da UESPI

Dutra finalizou dizendo que "doar sangue é um ato de solidariedade, um ato de amor, então quem doa está ajudando a salvar vidas e contribuindo para o aumento do estoque do Hemopi". A iniciativa conta com o apoio do Hospital Itacor e do MAIS - Movimento de Apoio à Inclusão Social.

Para mais informações acesse o site oficial do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho:

Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

 Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Fonte: JTNEWS

Comentários