Infecção generalizada teria sido a causa da morte da influenciadora digital Liliane Amorim, após lipoaspiração

Nesse tipo de cirurgia o médico cirurgião deve explicar com detalhes os riscos que o paciente corre ao submeter-se ao procedimento, bem como os cuidados a serem seguidos

A influenciadora digital Liliane Amorim, 26 anos, internada na UTI desde o último dia 17 por complicações de uma cirurgia de lipoaspiração, morreu na manhã deste domingo (24/1) e deixou um filho de 6 anos. Ela estava internada no Hospital Unimed de Juazeiro do Norte (CE).

O JTNEWS traz reportagem sobre o assunto, divulgada pelo Portal UOL. Segundo uma amiga ouvida pelo UOL, ela teve um quadro de infecção generalizada (também chamada de sepse) e, por isso, teve de ser submetida a uma segunda operação. Liliane, que tem 112 mil seguidores no Instagram e é também empresária, havia passado por cirurgia de lipoaspiração no último dia 9. Seis dias depois, foi internada em razão de complicações.

O que é?

A infecção generalizada é uma doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo.

As causas mais comuns são abscessos dentários, infecções urinárias, apendicite, infecções de pele (causadas por machucados) e pneumonia — causa mais comum, já que o pulmão é uma área altamente vascularizada do corpo, o que facilita a bactéria (no caso, a pneumococo) a cair no sangue.

Foto: Instagram pessoalLiliane em pose especial no Instagram
Liliane em pose especial no perfil do seu Instagram

O diagnóstico rápido é extremamente importante para que os danos possam ser controlados e amenizados. Após a confirmação, indica-se o uso de antibiótico já dentro da primeira hora da definição do diagnóstico, além de soro para hidratação e normalização da pressão.

Quais os sintomas da sepse?

Os sinais dependem da doença que causou o quadro, mas outros sintomas requerem atenção:

- Alteração da consciência;

- Aceleração da respiração (mais de 22 incursões respiratórias por minuto);

- Pressão baixa.

Lipo é uma cirurgia e também tem riscos

Embora a lipoaspiração possa parecer um procedimento simples pela quantidade de celebridades que compartilham os resultados da operação, ela é uma cirurgia como outras e pode oferecer riscos. Para minimizar a chance de complicações, a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) recomenda que sejam escolhidos cirurgiões plásticos especialistas com registro na SBCP.

Algumas complicações conhecidas da lipoaspiração são:

- Flacidez na região aspirada e irregularidades na pele (especialmente se o paciente já apresenta excesso de pele);

- Dor e inchaço;

- Necrose por falta de circulação sanguínea adequada;

- Sangramentos;

- Infecções;

- Perfuração de vísceras (embora seja muito raro seguindo as regras de segurança estipuladas pelo CFM);

- Embolia pulmonar gordurosa (também raro).

Por isso, é importante que a cirurgia seja realizada em ambiente hospitalar, a fim de promover maior segurança para os pacientes.

O cirurgião plástico também deve explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia, assim como os cuidados que você deverá tomar antes e depois.

É essencial que você se sinta confortável com o médico escolhido e que possa recorrer a ele em qualquer momento durante o processo.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL

Comentários