Hospital Justino Luz e Fundação recebem doação de máscaras de mergulho para tratamento da COVID-19
A iniciativa partiu da fisioterapeuta Samara Ravenny junto à coordenação de Fisioterapia do Hospital, que inscreveu a instituição hospitalar de Picos (PI) no projeto para conseguir a doaçãoA equipe de Fisioterapia do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, recebeu através do Projeto Motirô a doação de 10 máscaras de mergulho adaptadas para a realização de ventilação não invasiva (VNI). As máscaras serão utilizadas para auxiliar no tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19.

O Projeto Motirõ tem como objetivo construir soluções técnicas de baixo custo e alto impacto e oferecê-las gratuitamente para o tratamento da COVD-19. A iniciativa partiu da fisioterapeuta Samara Ravenny junto a coordenação de Fisioterapia do Hospital, que inscreveu o Justino Luz no projeto para conseguir a doação.
Motirõ é uma palavra Tupi-Guarani que significa "reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros". Para os coordenadores do setor de fisioterapia, João Filho e Jarlan Ted, essa foi uma conquista de grande importância para a população que necessita de assistência respiratória no hospital.
"Inscrevemos o hospital para conquistar essas máscaras e para nossa surpresa, da primeira vez já vieram 10 unidades, trazendo mais benefícios aos pacientes internados com COVID-19 sendo um ganho enorme para toda a população", destaca João Filho.
O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, órgão que administra o hospital, ressalta a importância dessas parcerias para a melhoria dos atendimentos.
"Mesmo com toda a estruturação e aparelhamento que a Fepiserh vem promovendo no Hospital de Picos, a cooperação de outras entidades e projetos, como o Motirõ, são benéficas no sentido de oferecer alternativas que elevam os serviços e otimizam o acolhimento, sendo assim, só temos a agradecer a doação, assim como, a iniciativa das equipes em buscar colaborações", avalia Pablo.
A diretora-geral do HRJL, Samara Sá, reconhece a importância de trabalhar com equipes proativas. "Estamos muito felizes com essa conquista pois agora oferecemos mais uma alternativa de tratamento para os pacientes com síndrome respiratória aguda grave. Parabéns à equipe pelo empenho e por trabalhar sempre em busca do melhor", comenta.
O Hospital Regional Justino Luz é referência para o tratamento da COVID-19 na macrorregião de Picos, abrangendo mais de 40 municípios e assistindo mais de 600 mil pessoas.
A unidade de saúde conta com 20 leitos de UTIs e 35 leitos clínicos no setor de Síndrome Respiratória Aguda Grave , mais 10 leitos de terapia intensiva para pacientes com outras patologias, além de ventiladores de transportes para deslocamento.
Fonte: Ascom HRJL
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Segurança Pública Polícia prende suspeito de matar homem a pedradas no Sul do Piauí
-
Geral Acidente com micro-ônibus de romeiros deixa um morto e vários feridos na BR 407 em Jaicós
-
Política Sílvio Mendes extingue Gabinete Militar e transfere funções para Secretaria de Segurança
-
Política Gracinha Mão Santa acusa atual prefeito de Parnaíba de traição: “Foi uma traição vil, rasteira”
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Geral Colisão entre motocicletas mata dois homens e uma criança na cidade de Pio IX
-
Política Licitação de quase R$ 3 milhões para balneário em Baixa Grande do Ribeiro (PI) levanta questionamentos sobre prioridades
-
Geral Estudante baleado no Colégio CPI em Teresina retorna para UTI, diz mãe