Ministro Paulo Guedes se reúne com senadores para detalhar pacote econômico

Ao todo, 38 senadores participam do encontro, na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, volta a se reunir com representantes do Senado Federal nesta quarta-feira (6) para tratar do pacote de medidas econômicas que apresentou ao Congresso nessa terça-feira (5) junto com o presidente Jair Bolsonaro.

Ao todo, 38 senadores - quase metade da Casa - participam do encontro, na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). E muitos deles prometem apresentar questionamentos sobre pontos das propostas do governo que já vêm dividindo a sociedade.

Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilO ministro da Economia, Paulos Guedes.
O ministro da Economia, Paulos Guedes.

Entre os convidados para a conversa com Guedes, estão líderes partidários e também senadores como Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma da Previdência; e Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da reforma tributária; além do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e do líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO).

Poucos nomes da oposição participam da conversa, já que a maior parte da bancada está reunida em outro local para debater a estratégia da oposição para a votação da PEC paralela da reforma da Previdência, que deve ser votada ainda nesta quarta-feira na CCJ do Senado.

Já do PSL, o partido do presidente, só Soraya Thronicke (MS) está presente - faltam o líder Major Olimpio (SP) e Flávio Bolsonaro (RJ), que está acompanhando o leilão do pré-sal no Rio de Janeiro. Veja a lista completa de senadores que participam na reunião abaixo.

Líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM) explicou, pouco antes de entrar na reunião, que o objetivo do encontro é detalhar os pontos do pacote econômico do governo federal.

"Ontem foi o gesto político. Hoje começam os trabalhos", disse o senador, explicando que os parlamentares receberam as propostas de Guedes e de Bolsonaro nessa terça e agora poderão esclarecer os pontos do pacote.

"Vamos poder ouvir e perguntar para poder começar a tramitar", explicou. "Agora é que começa a coisa política. Ontem foi a formalidade", confirmou o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (Podemos-PR).

Os senadores confirmaram ainda que, nesta conversa, o ministro Paulo Guedes já deve ser indagado sobre pontos polêmicos do pacote econômico, que já estão dividindo os parlamentares e a sociedade civil. Entre eles, as mudanças nas regras do funcionalismo público e a ideia de extinguir os pequenos municípios.

"É uma coisa que precisa ser discutida. Ainda não há consenso sobre alguns pontos", ponderou Braga, que não concorda, por exemplo, com a proposta de limitar os reajustes dos servidores públicos. "Acho que os gatilhos [de contenção dos gastos públicos] devem ser sobre a qualidade do gasto público e não sobre a folha de pagamento, porque já há muito sacrifícios", avaliou.

Alvaro Dias disse ainda que não devem criar falsas expectativas sobre o pacote, até porque os próprios líderes já admitem que essas propostas só devem ser aprovadas pelo Congresso no próximo ano.

"Estamos reunidos com o ministro Paulo Guedes para discutir o conjunto de medidas econômicas destinadas a reorganizar as contas públicas e acelerar a retomada do crescimento. A agenda de reformas mira a modernização do Estado brasileiro e o fortalecimento de estados e municípios", amenizou o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários