Governo do Piauí planeja auxiliar famílias que não se enquadram nos benefícios federais
O Estado estuda formas de alcançar as famílias que não se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal para concessão dos benefícios emergenciais anunciadosO governador Wellington Dias conduziu, na tarde dessa quinta-feira (2), uma videoconferência com gestores de diversos órgãos, para discussão de alternativas de auxílio para a população em situação de vulnerabilidade econômica e social, por conta das restrições impostas nas medidas de combate ao coronavírus e em função das chuvas.

O governo estadual estuda formas de alcançar as famílias que não se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal para concessão dos benefícios emergenciais anunciados. A ordem é que ninguém fique desassistido.
“Vamos fazer busca ativa para que essas pessoas sejam ajudadas por nós, reunindo todos os órgãos possíveis para alcançar o máximo de famílias.É preciso levantar o que falta em termos documentais e resolver. Os que não se enquadrarem, vamos ajudar por outras fontes” determinou Dias.
Uma das medidas cogitadas é o repasse do recurso da merenda escolar. O dinheiro equivalente ao investimento feito para a alimentação do estudante na rede estadual, seria transferido para a conta bancária do responsável pelo mesmo. O Piauí desembolsa mensalmente mais de R$ 4 milhões com merenda, a maior parte do recurso é proveniente do tesouro estadual.
“Um banco oferece a alternativa de creditar o dinheiro em três dias. A instituição usa um aplicativo que gera um código para o beneficiado, que pode sacar o valor ou usar o crédito na rede comercial credenciada”, explicou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.
O governo estuda ainda a possibilidade de transferência do recurso referente ao transporte escolar, que parou desde que as aulas foram suspensas, em 16 de março. O dinheiro também pode ser usada para a aquisição de cestas de alimento. Segundo números da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 135 mil estudantes estão matriculados na rede estadual, sendo desses, 77 mil cadastrados no programa Bolsa Família. O principal programa de transferência de renda do governo federal beneficia ao todo 430 mil famílias piauienses.
Os profissionais autônomos também foram citados como prioridade. O governador Wellington Dias determinou uma concentração de esforços envolvendo a Junta Comercial (Jucepi) e outros órgãos para cadastramento e enquadramento desses trabalhadores, para que possam receber algum auxílio.
Participaram da reunião virtual, além do governador, os gestores da Educação, Ellen Gera; Defesa Civil, Geral Magela; Justiça, Carlos Edílson; Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; a vice-governadora, Regina Sousa e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico.
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada