Governadora Regina Sousa autoriza nomeação de todos os policiais que concluíram Curso de Formação Inicial no Piauí

A decisão foi tomada após reunião com secretariado do governo nessa quarta (29/06) que contou com a participação do titular da Justiça, Carlos Edilson

Nessa quarta-feira (29/06), a governadora Regina Sousa (PT-PI), anunciou que irá nomear todos os concursados da Polícia Civil e da Polícia Penal do Estado. Ao todo serão 176 da Civil e 50 da Penal, cuja solenidade de nomeação deve ocorrer no dia 04 de julho [por coincidência será o dia do aniversário da Chefe do Poder Executivo do Piauí]. E logo após aguardarão posse e lotação em órgãos da Polícia Civil e da Polícia Penal.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernadora Regina Sousa anuncia nomeação de novos 176 agentes da Polícia Civil
Governadora Regina Sousa anuncia nomeação dos novos policiais penais e civis do Piauí

A decisão foi tomada após reunião com o secretariado do governo nessa quarta-feira, que contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, secretário de Justiça, Carlos Edilson, secretário de governo, Antônio Neto, secretária de Administração, Ariane e do delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keyko.

A Chefe do Executivo estadual, relatou que a nomeação dos concursados sofreu atraso por conta da pandemia e outros fatores, mas agora foi possível fazer o chamamento dos Policiais para contribuir na melhoria dos índices de segurança pública. “Era um concurso muito esperado, que por conta de pandemia e outros fatores a gente segurou. Então, eles fizeram o curso de formação e agora a gente chamou. A Segurança Pública e Prisional estava precisando de servidores efetivos, policiais da atividade-fim, que são os policiais civis e policiais penais, para reforçar mais ainda a segurança do Estado que é a nossa meta principal”, destacou.

O presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), advogado Jacinto Teles, e ex-diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí, comemorou a conquista e parabenizou a todos os policias penais e civis do Piauí ora agraciados.

“Foi a primeira vez em que o Governo do Estado nomeou imediatamente os policiais concludentes [os egressos do curso de formação inicial], cuja medida vem na hora certa, haja vista a carência que existe na atividade-fim dos policiais penais e civis do Piauí.

Portanto, estão de parabéns todos os policiais, todo o Sistema de Segurança Pública e a governadora Regina Sousa, pela sensibilidade com relação a esse tema, que é muito urgente esse reforço na Segurança Pública em favor da sociedade”, pontuou o advogado e dirigente nacional dos Policiais Penais.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSJacinto Teles defende o cumprimento da Emenda Constitucional 56/2020 com relação a direção geral da Polícia Penal por policial penal de carreira no Piauí
Jacinto Teles defende cumprimento da Emenda Constitucional 56/2020, com relação à direção-geral da Polícia Penal, por policial penal de carreira no Piauí.

A turma que será nomeada, prestou concurso em 2018 e passou por todas as cinco fases de treinamentos e testes. "Trata-se de uma excelente notícia para o sistema prisional piauiense, para a nossa sociedade e para estes homens e mulheres que estudaram, aguardaram, se prepararam e, agora, estão prontos para servir ao nosso Estado. Quero agradecer a sensibilidade da nossa governadora, bem como ao empenho do nosso secretário de Governo, Antônio Neto, além de toda a equipe financeira do Governo do Estado. É uma vitória de todos! É uma vitória para o Piauí!", destacou o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson.

O delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keyko, comemorou a nomeação dos novos agentes que reforçarão a segurança no interior do Estado. Ele conta ainda que, com a nomeação desses novos agentes, será possível um remanejamento de agentes do interior para atuar na região metropolitana da capital. “Fico muito feliz com essa notícia e agradeço a governadora e toda a equipe do governo por todo o esforço que está sendo feito para melhorar cada vez mais a nossa segurança pública, principalmente nessa parte de polícia judiciária.

É muito difícil nomear uma quantidade significativa de servidores: são mais de 170 servidores que reforçarão as delegacias do interior do Estado. Nós iremos preparar o plano de lotação deles, além de também fazer um concurso interno de remoção, já que com essas nomeações será possível reforçar a área metropolitana”, esclarece o delegado.

O secretário de Estado da Seguranca, Coronel Rubens Pereira, destaca a importância desses novos agentes para contribuir nas investigações e melhorar os indicadores de segurança do Estado.

“Nós estamos muito felizes com isso, sabendo, é claro, da importância que tem a nomeação desses agentes para a segurança pública. Serão nomeados para o interior do Estado, para as investigações, nos inquéritos auxiliando os delegados, bem como para atender à população. Eles serão nomeados e a partir daí terão 30 dias para posse e logo em seguida o exercício das atividades. Benefícios para todos e para segurança pública na redução de indicadores da violência”, pontua.

Academia de Polícia Penal do Piauí certifica concludentes da última turma do concurso de Policiais Penais do Estado

Na manhã dessa terça-feira (28/06), foi realizada a solenidade de formatura e certificação da última turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal promovido pela Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), no auditório Serra da Capivara do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, em Teresina (PI). O curso teve início no dia 14 de março deste ano, com duração de três meses e representou  512 horas/aula aplicadas.

Foto: Thanandro Fabrício para o JTNEWSConcludentes do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí
Concludentes do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí - CF/2022

Para o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, a chegada dos novos policiais penais irá fortalecer ainda mais o sistema de justiça do Piauí.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários