Academia de Polícia Penal do Piauí certifica concludentes da última turma do concurso de Policiais Penais do Estado

São 50 egressos da ACADEPEN/PI habilitados a exercerem a árdua e honrosa função de Policial Penal no Estado do Piauí; todos aguardam ansiosos para fortelecer a segurança pública estadual

Na manhã dessa terça-feira (28/06), foi realizada a solenidade de formatura e certificação da última turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal promovido pela Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), no auditório Serra da Capivara do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, em Teresina (PI). O curso teve início no dia 14 de março deste ano, com duração de três meses, com  512 horas/aula aplicadas.

Para o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, a chegada dos novos policiais penais irá fortalecer ainda mais o sistema de justiça.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSSecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson
Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson

“Estamos formando os nossos últimos aprovados no Concurso de 2016, concurso este que tiveram cinco etapas e eles estão concluindo aqui a última etapa, passados pela formação, estão aptos a exercer o cargo de policial penal e agora concluído essa fase brevemente serão nomeados e serão distribuídos nas 17 unidades penais do estado do Piauí.

A chegada desses novos policiais fortalece todo o sistema de justiça, hoje nós temos diversas ações dentro do Sistema Prisional, um sistema equilibrado e a chegada desses novos policiais fortalece ainda mais esse sistema de segurança, trazendo uma paz a mais para a sociedade”, destacou.

Carência de pessoal é enorme na Polícia Penal do Piauí

As unidades penais do Piauí estão localizadas nos municípios de Teresina, Altos, Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus e todas estão com déficit de pessoal, sobretudo de policiais penais integrantes da atividade-fim da Polícia Penal.

A sociedade piauiense aguarda tão ansiosa quanto os próximos policiais penais pela nomeação dos novos profissionais que encontram-se plenamente capacitados para o desempenho da árdua, mas honrosa função.

O JTNEWS ouviu o secretário de Estado do Governo do Piauí, Antônio Neto que representou a governadora Regina Sousa na solenidade de formatura dos próximos policiais penais do Estado, que assim falou  “O Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí da última turma do concurso de 2016, reflete de uma importância muito grande para o sistema penitenciário do Piauí, vem reforçar a participação do setor público como um instrumento de garantia da segurança dos custodiados e ao mesmo tempo oportunizar melhores condições de trabalho, e os direitos dos cidadãos. Esse novo ingresso de mais profissionais na área da Polícia Penal, só vem melhorar a nossa performance em relação a essa questão, é um tema bastante sensível, é um desafio muito forte das gestões públicas atuais, essa questão da Segurança Pública, em especial, a atuação nos presídios.

O Governo do Estado se sente bastante honrado em participar desse momento solene, onde estamos concluindo a formação de mais 50 profissionais na área da Polícia Penal e vamos procurar reforçar nosso sistema penitenciário ainda mais”, declarou Antônio Neto.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSSecretário de Governo do Piauí, Antônio Neto
Antônio Neto representou a governadora Regina Sousa no solenidade de formatura dos próximos policiais penais do Estado

Conforme o diretor da Academia de Polícia Penal, Itamar Burlamaqui, as disciplinas aplicadas no CFI/2022 atendem à grade curricular da formação incial da Polícia Penal do Piauí, que tem como objetivo compatibilizar a parte humanística com a operacional peculiares ao trabalho policial penal, qual seja, a segurança pública prisional nas unidades de Polícia Penal do Estado, como a necessária ressocialização das pessoas privadas de liberdade para o retorno social.

Foto: Thanandro Fabrício para o JTNEWSDiretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen), Itamar Burlamaqui
Diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), Itamar Burlamaqui declara concluído o CFI/2022

Nessa linha educacional foram administradas durante o curso, dentre outras, as disciplinas de Direitos Humanos, Execução Penal, Procedimentos Penais e Direito Administrativo, Alternativas Penais, Escolta, Defesa Pessoal, Teoria e Prática de Tiro Defensivo e Técnicas de Imobilização e Intervenção no Ambiente Policial Penal, além de outras que fazem parte da rotina de trabalho dos policiais penais.

“A sensação hoje é de vitória, que irá ser concretizada mais ainda com a nomeação dos novos policiais penais que agora estão se formando aqui, aptos a serem nomeados. Nós tivemos um acompanhamento grandioso, pois tivemos a assistência do ex-diretor da Acadepen, Jacinto Teles, que nos orientou e continuou orientando durante o curso, tivemos uma atuação brilhante do coordenador geral do CFI-2022, Danilo Nunes, que conseguiu organizar todo o curso e fazer um planejamento incrível e tivemos toda a estrutura graças ao secretário de Justiça, Carlos Edilson”, ressaltou Itamar Burlamaqui, diretor da Academia de Polícia Penal do Piauí (AACEDEPEN).

Ao JTNEWS os alunos Marcos Fabrício e Dalila Parente expressaram gratidão pela conclusão do curso.“Graças à muita luta conseguimos o curso de formação e agora estamos aqui com a tão sonhada formatura. O Curso de formação é um momento de muito aprendizado, você é levado de certa forma a uma zona de desconforto, ao convívio intenso com alunos e instrutores, mas ao final de muito sacrifício, aprendizado e esforço individual e coletivo o que resta é a sensação de dever cumprido e a imensa satisfação”, disse Marcos.

“Foram três meses gratificantes, e de muito aprendizado, de desafios, de superação. Eu tentei absorver o máximo possível para conseguir me tornar uma profissional qualificada para futuramente, em breve se Deus quiser, conseguir exercer essa função tão sonhada e esperada, que é a da Polícia Penal”, destacou Dalila.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSAluna do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí, Dalila Parente
Concludente do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí, Dalila Parente

A cerimônia foi finalizada com a entrega dos certificados aos novos policiais penais e homenagem aos professores e instrutores da Academia da Academia de Polícia Penal. Os alunos foram declarados formados e habilitados para as atribuições do cargo de policial penal nos termos do Decreto 17.088/2017 que aprovou o Regimento Interno da Academia de Polícia Penal do Piauí.

Estiveram presentes ao evento, dentre outras pessoas, o familiares dos formandos, os secretários de Justiça do Piauí, Carlos Edilson e do Governo do Piauí, Antônio Neto respectivamente; deputado estadual, Dr. Hélio (paraninfo da Turma); diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí, Itamar Burlamaqui e a coordenção do CFI-2020, o presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Jacinto Teles, que também representou a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí (OAB-PI), instituição da qual é vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais; presidente da Associação dos Policiais Penais do Estado do Piauí (Agepen-PI), Marcos Paulo Furtado; Vilobaldo Adelídio de Carvalho patrono da turma e presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (SINPOLJUSPI), o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, André Luís Costa Viana; o tenente-coronel Paulo Ricardo Borges comandante do 25º Batalhão de Caçadores e o ex-secretário da Justiça, Daniel Oliveira.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSJacinto Teles defende o cumprimento da Emenda Constitucional 56/2020 com relação a direção geral da Polícia Penal por policial penal de carreira no Piauí
Advogado Jacinto Teles,defende cumprimento da Emenda Constitucional 56/2020, com relação a direção-geral da Polícia Penal, por policial penal de carreira no Piauí

Academia de Polícia Penal do Piauí formou em 2020 primeira turma de Policiais Penais no Brasil

No dia 17 de dezembro de 2020 foi realizada no auditório Serra da Capivara do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região em Teresina, a formatura da primeira turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal no Brasil.

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSFoto oficial dos alunos do I Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí e do Brasil
Foto oficial dos alunos do I Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí e do Brasil, cuja 1ª Turma foi concluída em dezembro de 2020 sob a coordenação da ACADEPEN/PI 

Clique AQUI para assistir a solenidade na íntegra.

Fonte: JTNEWS

Comentários