Governador Wellington Dias decreta Estado de Calamidade na Cadeia Pública de Altos no Piauí
A medida havia sido discutida na semana passada no Conselho Penitenciário do Estado, por sugestão do conselheiro Jacinto Teles, entretanto, por maioria a proposta não foi aprovada no colegiadoO governador do Piauí, Wellington Dias, determinou Situação de Emergência a partir de hoje (4/6) data da publicação do Decreto Nº 18.993/2020, na Cadeia Pública de Altos [região metropolitana de Teresina], o instituto equivale a Estado de Calamidade Pública, e terá duração de 90 dias.
Essa situação [de calamidade] tomou corpo, primeiramente com as mortes dos detentos e aumento do número de internações, bem como a partir do dia 22 de maio do ano em curso quando da constatação pelo Conselho Penitenciário de Inspeção Extraordinária de Comissão designada, de que a relação de presos acometidos da doença infecciosa era bastante díspare dos 53 detentos até então conhecidos.
Ao sair da Cadeia Pública de Altos (CPA), a Comissão de Inspeção do Conselho Penitenciário do Estado inclusive, já estava convicta de que a realidade era muito diferente do que se pensava, e mais de 200 detentos já se podia afirmar que estavam doentes. Foram ouvidos dezenas de presos que estavam passando mal e que ainda não haviam sido encaminhados para tratamento em atendimento hospitalar.
Nesse contexto, o conselheiro penitenciário Jacinto Teles, até então como relator da Inspeção, não teve dúvidas em sugerir ao Conselho que se aprovasse uma proposta de calamidade pública emergencial ao Senhor Governador do Estado, Wellington Dias. No dia 25 de maio o Relatório foi apresentado e discutido no Conselho Penitenciário, mas a proposta defendida pelo conselheiro Jacinto Teles foi rejeitada.
Entretanto, o secretário da Justiça, Carlos Edilson Barbosa, convicto da realidade, sobretudo da gravidade do problema relatado pela Comissão de Inspeção do Conselho, entendeu que, não obstante a inexistência de sugestão do Conselho [do qual ele é presidente], mas é interessante que se registre, só vota em caso de empate, resolveu por sugerir oficialmente ao governador Wellington Dias, como declarou ao JTNEWS, que o chefe do Executivo decretasse a medida de Calamidade Pública, considerando que indiscutivelmente vai ter mais e melhores condições de solucionar o problema, pois agora são diversos órgãos que estão convocados pelo governador do Estado para agirem na busca de uma solução definitiva para o problema.
A vice-governadora, Regina Sousa, vem trabalhando diuturnamente na busca de solução para essa situação de calamidade a que estão submetidos os detentos daquele estabelecimento penal.
Tem participado diretamente com o governador e o secretário da Justiça dos encaminhamentos, principalmente junto a área de saúde, no momento mais dramático, que foi quando o chefe de escolta hospitalar, o policial penal, Elias Machado de Carvalho denunciou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), havia encerrado o recebimento de detentos.
A vice-governadora, Regina Sousa, trabalhou diretamente para que os hospitais do Estado conseguissem vagas para o atendimento dos doentes oriundos da Cadeia Pública de Altos.
O que todos vislumbram é que seja plenamente esclarecido e resolvido esse grave problema que aflige não somente aos detentos ali confinados, mas aos seus familiares e à sociedade em geral, pois é dever do Estado custodiar aos infratores da lei, jamais permitir que, seja por qual o motivo suas vidas sejam ceifadas no interior do estabelecimento penal ou fora dele, mas por situação conexa com a ambiência prisional.
O Ministério Público, por meio do promotor de Justiça, Elói Pereira Júnior, oficiou ao governo do Estado no dia 27 de maio que este decretasse estado de calamidade pública em saúde, bem como o Sindicato dos Policiais Penais do Estado (SINPOLJUSPI), por meio do seu presidente, Kleiton Holanda, foi outra entidade que manifestou-se publicamente pela decretação de calamidade na Cadeia Pública de Altos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Mulher é presa acusada de sequestrar e roubar idosa no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Polícia deflagra operação contra grupo acusado de vender celulares e bebidas sem nota fiscal em Teresina
-
Segurança Pública
Empresário alvo de mandados no Terras Alphaville fornecia iPhones contrabandeados
-
Geral
Apresentador César Filho vai passar por nova cirurgia
-
Segurança Pública
Réu por homicídio é preso em Picos após fugir de julgamento
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Morre vice-prefeito de Parnaíba, Dr. Darllan Barros, após passar mal e ser hospitalizado
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido