Neste domingo são 29 detentos da CPA de Altos internados; no HUT não existe mais nenhum

Chefe de Escolta Hospitalar, denuncia que a direção do HUT, não permitiu permanecer internado no Hospital, nem mesmo o detento que recebeu alvará de soltura, mas que deveria permanecer internado

O chefe do Grupo de Escolta Hospitalar, Elias Machado de Carvalho, informou que neste domingo (24), nenhum detento se encontra mais internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), pois, segundo ele, o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, não permitiu a permanência de nenhum detento naquele estabelecimento hospitalar de urgência.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCPA-Cadeia Pública de Altos
CPA-Cadeia Pública de Altos - onde situação de saúde de detentos continua muito grave

Até ontem (23) eram 30 detentos internados em diferentes hospitais de Teresina, oriundos da Cadeia Pública de Altos (CPA), entretanto, um veio a óbito na madrugada de hoje (24), identificado como Robert Ozeas da Silva Pereira.

Elias Machado, falou para o JTNEWS em situação de visível decepção com o diretor do HUT, Rodrigo Martins, pois mais uma vez ponderou com a gestão do Hospital de Urgência, solicitando que o paciente José Campos, permanecesse no HUT, haja vista que ele [o Policial Penal, Elias Machado] já estava com o alvará de soltura do paciente ora referenciado, expedido pelo Poder Judiciário, e quando ele recebesse alta já não teria que retornar ao presídio, mas, "foi mais uma vã tentativa de sensibilizar a direção do HUT," declarou Elias Machado.

Foto: Sindicato dos Médicos/PIHospital de Urgência de Teresina - onde o diretor Rodrigo Martins nega socorro a detentos em estado grave
HUT - onde o diretor Rodrigo Martins conseguiu "zerar" o número de detentos internados a partir de hoje (24/5)

O Governo do Estado conseguiu algumas importantes vagas em caráter emergencial no Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela (HDIC), bem como em outros hospitais do Município de Teresina, como o do Parque Piauí e do Hospital Santa Maria da Codipi na zona norte de Teresina [por meio de regulação do SUS].

Hoje encontram-se 14 detentos no HGV, 3 no HPM, 5 no HDIC, 2 no Parque Piauí e 5 no Hospital da Santa Maria da Codipi, perfazendo um total de 29 detentos internados até a tarde deste domingo (24).

Conselho Penitenciário discutirá relatório de Inspeção Extraordinária na CPA-Altos realizada nessa sexta-feira

O Conselho Penitenciário do Estado do Piauí, reunir-se-á nesta segunda-feira à 16:00 horas [por meio de videoconferência] para, em caráter de urgência, discutir relatório de inspeção extraordinária realizada na Cadeia Pública de Altos (CPA). 

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCPA-Cadeia Pública de Altos
CPA: Calamidade Pública de Saúde; presos clamam desesparedamente por socorro

Da reunião deverá sair sugestões de ações emergenciais acerca da situação de saúde dos detentos ali confinados. O JTNEWS informou nesta semana que existia na Cadeia Pública de Altos aproximadamente 80 novos detentos que deveriam estarem internados, para se evitar uma situação pior da que já é do conhecimento público.

A situação só tem se agravado. Presume-se que esta semana começará com o Governo do Estado, tendo que tomar outras medidas em caráter emergencial, visando o controle do que o JTNEWS arrisca chamar de "epidemia malvada" até agora não controlada.

Não obstante as ações coordenadas pelo secretário da Justiça, Carlos Edilson, essa é uma questão que a SEJUS não tem condições de resolver unilateralmente, pois tem que haver uma integração e união de forças, sobretudo dos órgãos de saúde [no âmbito estadual, municipal e federal], bem como de instituições não governamentais.

Em compromisso com os objetivos que norteiam sua atuação como órgão de imprensa, O JTNEWS continuará vigilante agindo com responsabilidade nesse lamentável fato.

Fonte: JTNEWS

Comentários