Deputada Iracema Portella destaca importantes ações do Congresso para a campanha do Outubro Rosa
De acordo com a deputada, durante todo o mês de outubro, várias atividades serão promovidas no Congresso Nacional, com a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara à frente das açõesA Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Iracema Portella, destaca que, como nos anos anteriores, o Congresso Nacional participa ativamente da campanha do Outubro Rosa, organizando uma agenda de eventos para discutir as estratégias de enfrentamento do câncer de mama.
As mobilizações em torno do Outubro Rosa acontecem no Brasil desde 2002, com atividades em todo o País. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras. Ele representa 25% de todos os tumores que afetam as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Para este ano, estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. A pandemia da COVID-19 restringiu as ações presenciais, como as caminhadas, palestras e reuniões; mas há alternativas para manter a força do Outubro Rosa.
“Vivemos tempos difíceis em que nossas atenções se concentram no combate à COVID-19. No entanto, sabemos que existem outros problemas de saúde pública que precisamos enfrentar. Daí a importância de unirmos esforços em mais uma edição do Outubro Rosa”, falou Iracema.
De acordo com a deputada, durante todo o mês de outubro, várias atividades serão promovidas no Congresso Nacional, com a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara à frente das ações.
Haverá, por exemplo, um debate para discutir a realidade do adiamento do diagnóstico e do tratamento de câncer no SUS em razão da pandemia. Outras discussões vão abordar temas como menopausa, saúde mental da mulher com câncer de mama durante a pandemia, o papel do Poder Legislativo na causa oncológica, inovação e futuro da medicina no combate à doença.
Como integrante da Bancada Feminina e Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Iracema Portella não só apoia as mobilizações em torno do Outubro Rosa como também participa dessas ações ao longo dos últimos anos por acreditar que é de fundamental importância avançar cada vez mais na luta pela prevenção e pela detecção precoce do câncer de mama”
“A nossa batalha é constante e engloba estratégias para que seja possível melhorar a qualidade do tratamento, o acesso aos exames capazes de detectar rapidamente a doença e a busca pela saúde global das mulheres, visando o seu bem-estar físico, mental e emocional. Vamos em frente”, concluiu a parlamentar piauiense.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Moraes abre inquérito para apurar vazamento de dados de ministros do STF
-
Política
Flávio nega racha com Michelle e diz que não cobra apoio
-
Segurança Pública
Casal é baleado após ter casa invadida por bandidos em Campo Maior
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e cumpre 10 mandados de prisão contra organização criminosa no Norte do Piauí
-
Esportes
Copa do Mundo: Fifa anuncia locais de treino e concentração da seleção
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
TCE-PI aponta superfaturamento, fraude em licitações e dano ao erário na Prefeitura de Sebastião Barros
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1
-
Política
TCE-PI aplica multa a prefeito de Jerumenha por falhas em licitações e determina correções
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela