Demóstenes Ribeiro denuncia CREF-PI ao MPF por abuso de autoridade contra educadores físicos no Piauí

O empresário relata que a forma utilizada como atuação do CREF-PI tem prejudicado educadores físicos e empresários do ramo, tanto em Teresina quanto em cidades do interior do estado

Na manhã dessa quinta-feira (28/10), o empresário e educador físico Demóstenes Ribeiro protocolou no Ministério Público Federal (MPF-PI), uma denúncia contra o Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF-PI).

Foto: Alef LeãoEmpresário e educador físico Demóstenes Ribeiro
Empresário e educador físico Demóstenes Ribeiro

O empresário relata que a Associação é a favor das fiscalizações realizadas pelo CREF-PI em academias, mas que não concorda com a forma abusiva em que o conselho tem agido, e conta que a forma utilizada tem prejudicado educadores físicos e empresários do ramo, tanto em Teresina quanto em cidades do interior do estado.

Ao JTNEWS, Demóstenes Ribeiro alega que o CREF-PI vem cometendo abuso de autoridade contra os empresários e educadores físicos do Piauí. Segundo ele, a ação foi protocolada em nome da Associação de Profissionais de Educação Física do Piauí (APEF-PI).

De acordo com o educador físico, existe um Termo de Cooperação entre o CREF-PI e a Polícia Militar, no qual o Conselho pode solicitar força policial em casos de situações extremas, mas que vem sendo utilizado de forma errônea e abusiva.

"O CREF pode solicitar força policial, mas não da forma que vem fazendo reiteradamente. O que acontece é que o CREF chega na cidade, principalmente no interior, solicita força policial e sai desfilando de academia em academia acompanhado de força policial. Essa situação tem causado um desconforto muito grande aos colegas, assim como aos clientes, uma situação de constragimento, enquanto isso falta policiais para comater a criminalidade," pontuou.

Ainda segundo o empresário, o assunto já foi debatido com o CREF-PI, mas eles alegam desconhecer essa forma abusiva por parte dos responsáveis pela fiscalização, é como se nada de errado estivesse acontecendo.

"Já foi apresentado ao Conselho de Educação Física, um pedido de providência em nome da APEF [Associação de Profissionais de Educação Física do Piauí], e esse pedido ele foi rejeitado, foi descosiderado. Simplesmente o presidente do CREF, Denis Queiroz diz que não existe nada disso, que é como se eu estivesse inventando histórias. Então como não deu certo, eu me dirigi até o comando da Polícia Militar com o mesmo pedido de providência, e a polícia solicitou ao CREF que se posicionasse, o qual se posicionou da mesma forma, dizendo que os profissionais da Educação Física estão mentido", declarou. 

Foto: Alef LeãoDemóstenes Ribeiro protocola denúncia ao Ministério Público Federal contra do CREF-PI
Demóstenes Ribeiro protocola denúncia ao Ministério Público Federal contra do CREF-PI

Profissionais de dança denunciam abordagens truculentas de fiscais do CREF-PI

Em matéria exclusiva feita pelo JTNEWS no final do mês de setembro, alguns profissionais relataram abuso de poder por parte da equipe de policiais militares e dos fiscais do CREF-PI, durante uma fiscalização realizada em uma aula de Zumba no Centro de Esportes Unificados (CEU) no bairro Santa Maria da Codipi na zona Norte de Teresina (Piauí). 

Juan Douglas que trabalha com Zumba denunciou ao JTNEWS que foi autuado pelos fiscais de forma injusta sem oportunidade de defesa, num ato absolutamente desarrazoável.

Procurado pelo JTNEWS, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15), Danys Queiroz, informou que na ocasião especifica a abordagem feita pelos fiscais não houve qualquer tipo de violência.

Outro lado

Procurado pelo JTNEWS o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15), Danys Queiroz, sobre a ação protocolado por Demóstenes Ribeiro, informou que o Conselho irá responder apenas oficialmente ao orgão a qual a denúncia foi feita [ Ministério Público Federal (MPF-PI)].

Foto: Reprodução/YoutubeDenys Queiroz é presidente do CREF-PI
Presidente do CREF-PI, Denys Queiroz

Fonte: JTNEWS

Comentários