Corregedor Geral de Justiça do Piauí conhece experiência em Cadastro Fundiário na Espanha

Acompanhado do juiz auxiliar, Luiz de Moura e do consultor do Banco Mundial com atuação no Núcleo de Regularização Fundiária, Richard Torsiano participam de Seminário sobre regularização de terras

O Corregedor Geral da Justiça do Piauí, Hilo Almeida acompanhado do juiz auxiliar, Luiz de Moura e do consultor do Banco Mundial com atuação no Núcleo de Regularização Fundiária, Richard Torsiano estão na Espanha, onde participam do Seminário Interamericano de Cadastro, que acontece da cidade de Granada.

A comitiva piauiense, começou a viagem pela Universidade de Jaén, na região da Andaluzia, em reunião com o Comitê Permanente do Cadastro Ibero Americano, para conhecer os programas da Universidade para projetos de ordenamento territorial e regularização de terras. A reunião aconteceu a convite do professor Manuel Alcazer, uma das maiores autoridades do assunto na Espanha.

Foto: Corregedoria/TJ-PICorregedor Geral da Justiça do Piauí, Hillo Almeida acompanhado do juiz auxiliar, Luiz Moura, participam de Evento na Espanha
Corregedor Geral da Justiça do Piauí, Hilo de Almeida acompanhado do juiz auxiliar, Luiz Moura, participam de Seminário Interamericano na Espanha sobre Cadastro Fundiário

“A Universidade de Jaén estuda o que existe de mais atual existe sobre a criação e organização de cadastro, que é o grande desafio para o Piauí, especialmente no que se refere à regularização fundiária urbana. Por isso, antes do evento em si, aceitamos o convite do professor, que nos apresentou ao Comitê, que por sua vez se comprometeu em abrir as portas junto a organismos internacionais, tais com ONU, Banco Mundial, FAO no sentido de auxiliar o Piauí e toda região do Matopiba nesse processo”, explica o desembargador Hilo de Almeida Souza.

Para o juiz auxiliar da CGJ-PI, Luiz Moura, esse é o momento de tirar dúvidas e encontrar atalhos para acelerar o processo nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que juntos formam o Matopiba. “É um desafio em comum, por isso vários membros do Matopiba vieram para Espanha aprender o que pode ser usado na nossa região. A convite do professor Manuel Alcazar, que é coordenador do Mestrado em Cadastro, Avaliação e Ordenamento Territorial, viemos até a Universidade de Jaén e saímos daqui realmente empolgados com o que aprendemos e com o possível apoio técnico”, destacou o magistrado.

Ainda durante a reunião com o comitê, a delegação piauiense participou do lançamento de uma das principais revistas de ciências agrárias da Europa, a International Mapping sobre el Catastro en IberoAmérica, que conta com um artigo do consultor do Núcleo de Regularização Fundiária, Richard Torsiano. “Fazer esse intercâmbio e conhecer a experiência exitosa da Europa é essencial. Aqui se dispõe de tecnologia que pode, na prática, ser um importante apoio aos países de América Latina nesse processo de cadastro de terra”, destacou Torsiano.

A comitiva segue até amanhã (12), conhecendo a problemática cartográfica de cidades como Sevilla, além das ferramentas tecnológicas e estudos que o país dispõe para enfrentar o problema cadastral.

Fonte: JTNews, com informações do Site do TJ-PI

Comentários