Coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fala sobre reabertura do Parque da Cidadania

"Inicialmente, foi definido que o Parque da Cidadania voltaria a funcionar de quinta a domingo, entretanto, com a prorrogação do lockdown parcial, isso precisou ser alterado", informa Cláudio Roberto

O Parque da Cidadania foi reaberto ao público na manhã desta quinta-feira (30), após meses fechado por conta da pandemia da COVID-19. O local volta a funcionar com restrições, como o controle do número de visitantes e a proibição de atividades esportivas coletivas. 

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSParque da Cidadania
Parque da Cidadania reabre após quatro meses, mas com restrinções em precaução à COVID-19

Segundo o Coordenador de Parques Ambientais de Teresina/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), Cláudio Roberto Morais, nesse primeiro momento, o parque ficará aberto apenas às quintas e sextas-feiras, das 06h às 09h e das 16h às 19h, com acesso restrito ao portão do estacionamento.

No local, só poderão ser praticadas atividades e exercícios físicos de forma individualizada, que devem ser feitos seguindo algumas recomendações para reduzir as chances de contágio pelo Coronavírus.

"Por isso, nesta primeira fase de reabertura, decidimos abrir apenas o Parque da Cidadania, para que possamos observar e analisar o comportamento do público diante dessa nova normalidade, o que, consequentemente, vai nortear o retorno dos demais parques que estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM)", afirmou Cláudio Roberto.

Por enquanto, está vetado o uso das quadras esportivas, academia popular e playground. Além disso, a Galeria de Arte Santeira e o Museu do Inconsciente também seguem com as atividades suspensas. E foram colocadas placas de sinalização, dispensadores de álcool em gel e medidores de temperatura ao longo do parque, para garantir a segurança dos visitantes.

Foto: Ascom/SemamParque da Cidadania
Teresinenses retornam ao Parque da Cidadania 

Inicialmente, foi definido que o Parque da Cidadania voltaria a funcionar de quinta-feira à domingo, entretanto, com a prorrogação do lockdown parcial para os dois primeiros fins de semana de agosto, isso precisou ser alterado, o que tornou o funcionamento ainda mais restrito, ficando apenas  nas quintas e sextas-feiras.

De acordo com coordenador para a próxima etapa, será redefinido os dias de funcionamento, e, consequentemente, o retorno de outros parques ambientais de Teresina.

"Nesse processo, estamos trabalhando de acordo com os decretos municipais e as orientações do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus, ligado à Prefeitura de Teresina", frisou.

Foto: Ascom/SemamCaminhada no Parque
Programe sua caminhada individual para quinstas e sextas-feiras no Parque da Cidadania

Estão autorizadas apenas atividades físicas individuais, como a caminhada. Atividades de lazer piqueniques e ensaios fotográficos também foram proibidas pela direção do Parque. O objetivo das restrições é evitar aglomerações e diminuir os riscos de contaminação pela COVID-19.

O uso da máscara de proteção fácil é obrigatório em qualquer espaço público, portanto, é um item indispensável para entrar e permanecer no Parque da Cidadania, assim nos demais parques ambientais quando forem abertos.

Para aqueles que, por acaso, esquecerem esse equipamento de proteção, o parque estará disponibilizando logo na entrada do local.

Foto: Ascom/SemamNovo regulamennto do Parque da Cidadania
Novo regulamennto do Parque da Cidadania

Os quiosques de vendas de alimentos e similares também continuam fechados até que sejam liberadas as atividades de lanchonetes e restaurantes. O comércio na parte externa do local também segue vetado, a fim de evitar aglomeração.

"Essa medida restritiva foi adotada seguindo o protocolo específico dos parques públicos, que não permite o consumo de alimentos em áreas destinadas para atividades físicas", explicou Cláudio Roberto.

Foto: Ascom/SemamParque da Cidadania
Guarda Civil Municipal presente no Parque da Cidadania

O serviço de limpeza e manutenção do Parque da Cidadania, bem como dos demais parques que estão sob a responsabilidade da SEMAM, é feito cotidianamente, mesmo no período de fechamento, pois esses locais necessitam de cuidados constantes, tanto para garantir a conservação das estruturas físicas quanto o bem-estar dos seres vivos que habitam esses espaços.

"Como estamos em uma pandemia, seguimos as recomendações de segurança e higiene, mantendo escalas de revezamento, com equipes e jornadas de trabalho reduzidas", concluiu o coordenador.

Fonte: JTNEWS

Comentários