Conheça as escalas urbanas que fazem de Brasília uma cidade única; mas antes veja retratos da Capital na lente do JTNEWS
O criador do Plano Piloto idealizou uma cidade que atendesse a diferentes demandas e aspirações, como ser o centro cívico e administrativo do país






![Os Candangos [em frente ao Palácio do Planalto] de Bruno Giorgi em homenagem aos guerreiroros operários que construiram Brasília (Foto: Jacinto Teles/JTNEWS) Os Candangos [em frente ao Palácio do Planalto] de Bruno Giorgi em homenagem aos guerreiroros operários que construiram Brasília (Foto: Jacinto Teles/JTNEWS)](/media/image_bank/2021/4/os-candangos-em-frente-ao-palacio-do-planalto-de-bruno-gio.jpg.1000x0_q85_crop.jpg)















Nesta quarta-feira (21/04), a capital do País completa 61 anos de fundação. Concebido pelo arquiteto Lúcio Costa, o projeto de Brasília é um marco do urbanismo moderno, que, irrefutavelmente foi construído à várias e abençoadas mãos.
O criador do Plano Piloto idealizou uma cidade que atendesse a diferentes demandas e aspirações, como ser o centro cívico e administrativo do país, atuar como polo de desenvolvimento social e econômico e proporcionar qualidade de vida a seus habitantes.
Para explicar os princípios que orientaram a elaboração do projeto de Brasília, Lúcio Costa utilizou o termo escala, que traduz as diferentes maneiras com que as pessoas interagem com o espaço urbano.
Nesta data especial (21/4), o JTNEWS não poderia deixar de lembrar de outros grandes ícones na vida existencial de Brasília, como o arquiteto Oscar Niemeyer que foi decisivo na concepção e realização de Brasília, sendo expoente no concreto armado que se apresenta plástico e suspenso no ar, as linhas sinuosas que parecem desafiar as leis da física, a grandiosidade de uma arquitetura que lembra um conjunto de esculturas semipousadas no solo como assim ficou registrado na história literária da arquitetura nacional.
Juscelino Kubitschek de Oliveira que tirou Brasília da teoria constitucional, pois há anos já havia a previsão na lei constitucional para a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central, e Juscelino ao assumir a presidência da República em 1956 tratou logo de consultar aquele que já era um grande arquiteto, Oscar Niemeyer que, inclusive já havia edificado o complexo da Pampulha em Belo Horizonte dentre outros projetos importantes como o da sede Organização das Nações Unidas (ONU).
Já o engenheiro Joaquim Cardoso trabalhou com o arquiteto Oscar Niemeyer, realizando cálculos estruturais em diversas obras de Brasília e foi além de engenheiro importante poeta brasileiro.
Enfim, Brasília é uma linda história que, obviamente não tem como como ser descrita em tão poucas linhas, mas a Agência Senado resume o Plano Piloto de Lúcio Costa em especial documentário em vídeo.
Conheça no vídeo a seguir quais são as quatro escalas, que fazem da capital brasileira uma cidade única em todo o mundo.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina