Conheça as escalas urbanas que fazem de Brasília uma cidade única; mas antes veja retratos da Capital na lente do JTNEWS

O criador do Plano Piloto idealizou uma cidade que atendesse a diferentes demandas e aspirações, como ser o centro cívico e administrativo do país

Nesta quarta-feira (21/04), a capital do País completa 61 anos de fundação. Concebido pelo arquiteto Lúcio Costa, o projeto de Brasília é um marco do urbanismo moderno, que, irrefutavelmente foi construído à várias e abençoadas mãos. 

O criador do Plano Piloto idealizou uma cidade que atendesse a diferentes demandas e aspirações, como ser o centro cívico e administrativo do país, atuar como polo de desenvolvimento social e econômico e proporcionar qualidade de vida a seus habitantes.

Para explicar os princípios que orientaram a elaboração do projeto de Brasília, Lúcio Costa utilizou o termo escala, que traduz as diferentes maneiras com que as pessoas interagem com o espaço urbano.

Nesta data especial (21/4), o JTNEWS não poderia deixar de lembrar de outros grandes ícones na vida existencial de Brasília, como o arquiteto Oscar Niemeyer que foi decisivo na concepção e realização de Brasília, sendo expoente no concreto armado que se apresenta plástico e suspenso no ar, as linhas sinuosas que parecem desafiar as leis da física, a grandiosidade de uma arquitetura que lembra um conjunto de esculturas semipousadas no solo como assim ficou registrado na história literária da arquitetura nacional.

Juscelino Kubitschek de Oliveira que tirou Brasília da teoria constitucional, pois há anos já havia a previsão na lei constitucional para a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central, e Juscelino ao assumir a presidência da República em 1956 tratou logo de consultar aquele que já era um grande arquiteto, Oscar Niemeyer que, inclusive já havia edificado o complexo da Pampulha em Belo Horizonte dentre outros projetos importantes como o da sede Organização das Nações Unidas (ONU).

Já o engenheiro Joaquim Cardoso trabalhou com o arquiteto Oscar Niemeyer, realizando cálculos estruturais em diversas obras de Brasília e foi além de engenheiro importante poeta brasileiro.

Enfim, Brasília é uma linda história que, obviamente não tem como como ser descrita em tão poucas linhas, mas a Agência Senado resume o Plano Piloto de Lúcio Costa em especial documentário em vídeo.

Conheça no vídeo a seguir quais são as quatro escalas, que fazem da capital brasileira uma cidade única em todo o mundo.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Comentários