Companhia Hidrelétrica estuda abrir comportas do reservatório de Boa Esperança após chuvas

Segundo dados divulgados pela Companhia Hidrelétrica , a barragem está com 66,79% do seu volume útil

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou que estuda abrir as comportas do reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe, devido a quantidade de água que chega por conta do aumento de chuvas no Sul do Piauí.

Foto: Julio Borges/ChesfReservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe
Reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe

Segundo dados divulgados pela companhia, a barragem está com 66,79% do seu volume útil. Desde o dia 25 de dezembro, a afluência (água que chega ao reservatório) tem sido em média 4 vezes maior do que a defluência (água que deixa o reservatório). A situação fez o volume útil do reservatório subir 13% nos últimos três dias. 

O reservatório de Boa Esperança está localizado no município de Guadalupe, distante 345 km de Teresina, Se as comportas forem abertas, o nível do Rio Parnaíba deve subir em Teresina e nos demais municípios que são banhados pela bacia hidrográfica. No entanto, técnicos da Chesf ainda estudam essa possibilidade, segundo informou a assessoria de comunicação da Chesf.  

Desabrigados em Uruçuí

As fortes chuvas que têm caído na região Sul do Piauí fizeram o Rio Parnaíba transbordar em Uruçuí. Até o momento, 12 famílias precisaram ser removidas de casa por conta da enchente.

Foto: Reprodução/InstagramRio Parnaíba transborda em Uruçuí e deixa famílias desabrigadas
Rio Parnaíba transborda em Uruçuí e deixa famílias desabrigadas

A força da água também causou estragos em estradas. Na PI-247, o asfaltou se rompeu e deixou várias comunidades da zona rural do município isoladas. 

Fonte: JTNEWS

Comentários