Categorias em greve fazem manifestação no centro de Teresina em defesa da educação, transporte e moradia

As principais reivindicações das categorias são educação, transporte público e moradia

Nesta quarta-feira (23/03), trabalhadores do transporte público, professores das redes municipal e estadual, estudantes e grupos sindicais realizaram uma manifestação nas ruas do centro de Teresina. As principais reivindicações do ato são educação, transporte público e moradia.

Os manifestantes se reuniram na Praça do Fripisa e saíram caminhando em direção ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina. 

O ato unificado ocorre em defesa de um transporte público que atenda dignamente à população, a valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação que reivindicam seus direitos, e moradias com decência para a população carente, que têm sido vítimas das fortes chuvas que acometem o estado do Piauí.

Greve no transporte coletivo da capital 

Nessa segunda-feira (21/03), motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma greve por tempo indeterminado. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), depois de várias tentativas de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), a decisão final da categoria foi deflagrar a greve, a fim de forçar reajuste salarial e a reposição de auxílio-alimentação e plano de saúde.

Foto: Renato AndradeCategorias realizam manifestação
Categorias realizam manifestação

Professores da UFPI iniciam greve

Professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram cruzar os braços após assembleia realizada na última sexta-feira (18/03) pela Associação dos Docentes (ADUFPI) e iniciaram nesta quarta (23) greve. 

Os docentes estão reivindicando reajuste de 19,99% na remuneração. O percentual leva em conta as perdas salariais acumuladas dos anos de 2020 e 2021.

Professores da rede municipal de ensino

Em greve desde o dia 7 de fevereiro, conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), as principais pautas defendidas pela categoria são o rateio das sobras/superávit do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) de 2021 e o reajuste de 33,23% do piso do magistério deste ano.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSProfessores voltaram a realizar manifestação na frente da Câmara Municipal
Professores durante manifestação na frente da Câmara Municipal

Manifestação termina em confusão generalizada na prefeitura de Teresina

Na manhã da ultima terça-feira (15/03), uma confusão generalizada aconteceu em frente à Prefeitura de Teresina. No local estiveram reunidos, além de professores municipais, moradores das ocupações na Vila Campino, Núcleo Universitário, Vila Boa Esperança, Comunidade Boa Esperança, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAP), e Organização Popular (OPA).

Fonte: JTNEWS

Comentários