Caos: Guardas municipais realizam protesto nesta terça-feira (13) em frente à sede da Prefeitura de Teresina
A categoria reivindica o pagamento dos adicionais de risco de vida e hierarquia dos servidores.Os guardas civis municipais de Teresina vão realizar, nesta terça-feira (13), um protesto em frente à sede da Prefeitura, no centro da capital. A categoria reivindica o pagamento dos adicionais de risco de vida e hierarquia dos servidores, que deveriam ter sido pagos em janeiro deste ano.
A insatisfação dos membros da Guarda Civil Municipal (GCM) é que ainda não há previsão para o pagamento desses adicionais aos agentes. “O que foi passado é que há interesse, vão pagar, mas não sabem quando, e é isso que nós estamos indo manifestar. Esses adicionais estão atrasados há cinco meses, e o posicionamento da Prefeitura é que não tem verba”, afirmou uma fonte, que preferiu não ser identificada.
Uma portaria instaurada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Teresina (SEMUSP) que regulamenta as mídias sociais da Guarda Civil Municipal, o que também seria motivo de insatisfação por parte de alguns servidores. “O pedido é que ela seja revogada, que é algo que fizeram para o guarda não se manifestar através das redes sociais e da imprensa”, relatou a fonte.
O OUTRO LADO
O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Wagner Torres, afirmou que já repassou as demandas referentes ao pagamento dos adicionais aos guardas para o prefeito e para as secretarias de Finanças e de Recursos Humanos.
“O prefeito me disse que quando tiver o equilíbrio financeiro, a gente resolve essa situação. Então, tá lá com o prefeito, nós estamos lá defendendo melhorias de trabalho, inclusive de ver a possibilidade de pagar no outro mês a parcela dos adicionais. Então, nós estamos fazendo a nossa parte”, declarou o secretário.
Em relação à portaria, o coronel Wagner Torres explicou se tratar de um procedimento que regulamenta a divulgação de ações relacionadas aos grupos que compõem a GCM, ou seja, trata-se de assuntos tratados sobre a instituição. Dessa forma, os guardas têm o direito à livre manifestação em seus perfis em redes sociais pessoais.
"Todo órgão tem, inclusive ela [portaria] foi baseada no Governo Federal, Estadual, e aí não tem nada inconstitucional, é só para regulamentar, para evitar divulgar dados errados ou manipulados, que não foram realizados efetivamente pelos guardas municipais. A preocupação só é essa. A gente resolveu baixar essa portaria, mostrar normas, diretrizes que devem ser cumpridas por todos os grupos existentes lá da Guarda Municipal, mas nunca restringir, ninguém tem que proibir a manifestação deles", argumentou o coronel.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
-
Geral
Secretário de Cultura Rodrigo Amorim sofre acidente na BR 343 em Campo Maior
-
Política
Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida
-
Justiça
Após STF negar recurso, veja o que falta para possível prisão de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido