CAMPANHA: Agente Penitenciário Administrativo no RS é submetido ao mesmo parâmetro de formação dos demais profissionais

A ASPERGS continua a campanha que comprova as atividades de segurança pública no sistema prisional do Rio Grande do Sul e espera incluir APA's na Emenda Constitucional da Polícia Penal do Estado

A Associação dos Agentes Penitenciários Administrativos do Rio Grande do Sul (ASPERGS) continua a campanha pela inclusão dos Agentes Penitenciários Administrativos (APA's) na Proposta de Emenda Constitucional da Polícia Penal que deve tramitar muito em breve na Assembleia Legislativas do Estado, a qual está em fase final de elaboração pelo Governo do Rio Grande do Sul. Confira a reportagem anterior para a TV JTNEWS.

Foto: Cristiano Marasco/AspergsCampanha Agente Penitenciário Administrativo como Policiais Penais
Agente Penitenciário Administrativo do RS desempenha atividades policiais penais

Para reforçar a tese de que os agentes penitenciários administrativos realmente desempenham a atividade de policiais penais, a ASPERGS por meio do JTNEWS traz, mais uma série de depoimentos de APA's que desempenham atividades de segurança pública no sistema penitenciário rio-grandenses-do-sul.

As agentes penitenciárias administrativas, Adriana Tassoni e Fabiane Gomes, e o agente Jean Carlos Russi, contam um pouco de sua experiência lidando com os apenados no Estado.

José Eduardo Fontoura, Kelson Borges e Vanderson Souza Machado também são agentes penitenciários administrativos no Rio Grande do Sul e espõem sobre suas funções enquanto servidores do sistema prisional.

Os agentes Flávio Souza, Nilton Felisbino e Ivani Ficanha também contaram ao JTNEWS um pouco de suas experiências no desempenho das funções de Segurança Pública no cargo agente penitenciário administrativo.

Além de todas as informações já difundidas por esta campanha, é importante destacar que os APA's se submetem a concurso público da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com edital que institui teste físico e psicológico nos mesmos parâmetros em que são submetidos os demais agentes penitenciários do Estado, inclusive na parte formação eapecífica desses profissionais da segurança pública prisional.

Já que recebem, irrefutavelmente formação plenamente compatível com a segurança dos estabelecimentos penais do Estado, sendo todos submetidos à formação na mesma Academia de Formação Inicial dos demais profissionais agentes penitenciários do Rio Grande do Sul.

Fonte: JTNEWS

Comentários