Brasil aplicará 3ª dose de vacina contra covid-19 a partir de 15 de setembro
Idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas serão contemplados.O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a 3ª dose da vacina contra o coronavírus começa a ser aplicada a partir de 15 de setembro. Idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas, como aqueles que realizaram transplantes recentemente ou com câncer serão contemplados.
O reforço foi anunciado por Queiroga na terça-feira (24) depois de uma reunião do ministro com técnicos da área e com representantes da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).
Entre os possíveis motivos para o fenômeno está a perda de efetividade das vacinas aplicadas há mais tempo e a chegada da variante delta ao Brasil. A delta é mais transmissível do que as outras cepas do coronavírus.
Segundo Queiroga, o início da aplicação do reforço ficou para 15 de setembro porque, pelos cálculos do ministério, nesta data todos os adultos terão tomado a 1ª dose. O ministro afirmou que a decisão de iniciar o reforço considerou o andamento da campanha de vacinação e a aplicação da 2ª dose, que não deve ser afetada. “Não tinha sentido eu avançar no reforço, se não tivesse a D2 [2ª dose] assegurada, então a D2 seguirá”, disse ele. O anúncio é uma mudança no que foi dito pelo ministro na última quinta-feira (19/08). Na ocasião, Queiroga afirmou que a dose de reforço das vacinas contra a covid-19, só começaria a ser administrada depois que a população estivesse vacinada com as duas doses de imunizantes.
INTERVALO ENTRE DOSES
O ministro comentou ainda sobre a redução do intervalo entre a 1ª e a 2ª doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Segundo ele, o intervalo deve diminuir das 12 semanas utilizadas atualmente para 8 semanas, como já ocorre em outros países.
“Temos uma quantidade boa de doses da Pfizer, da AstraZeneca também temos doses suficientes”, afirmou.
Queiroga disse, no entanto, que o intervalo entre as doses da AstraZeneca pode ser mantido em 12 semanas caso haja algum problema no fornecimento de IFA (insumo farmacêutico ativo) usado para produzir o imunizante. O IFA desta vacina é importado da China.
Fonte: JTNEWS com informações do poder 360°
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Operação Carbono Oculto 86: empresário Danillo Coelho é interrogado na sede do DRACO
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Segurança Pública
Sargento da Polícia Militar do Piauí é condenado por torturar adolescentes em Piripiri
-
Segurança Pública
Cinco piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão em Pedreiras
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação contra o Comando Vermelho na zona norte de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Esportes
Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido