Adoção permanente do trabalho remoto deve gerar economia de R$ 1,5 bi aos cofres públicos
O Governo Federal estuda a migração para o trabalho remoto, que vai permitir o planejamento para a revisão de aluguéis e ocupação de espaços físicosA adoção permanente do trabalho remoto deve render uma economia ainda maior em 2021 do que o R$ 1,5 bilhão que deixou de sair dos cofres públicos este ano, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

Os cálculos ainda estão sendo fechados pela equipe técnica, mas a avaliação é que a migração para o trabalho remoto vai permitir ao Governo se planejar para a revisão de aluguéis e ocupação de espaços físicos.
A ideia é que o valor exato possa já ser incorporado à proposta final de Orçamento de 2021, a ser votada no ano que vem pelo Congresso Nacional. A medida deve ser um importante alívio, dado que as despesas estão travadas no teto de gastos, mecanismo que limita o avanço das despesas à inflação, e ainda há intensa disputa por recursos.
Segundo Paes de Andrade, os técnicos estão em diálogo com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para mapear as necessidades de espaço e fazer o redimensionamento. “Se um órgão que hoje ocupa um espaço de mil metros puder ir para um espaço de 500 metros, isso é uma economia de tudo, de aluguel, de luz, de limpeza”, explica.
O secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, afirma que o objetivo do governo é repensar o espaço físico. “Queremos quebrar o paradigma de ter uma estação de trabalho para cada pessoa”, afirma.
O governo aposta na adoção em larga escala do trabalho remoto, seja de forma integral, seja de forma híbrida, com alguns dias a distância e outros de forma presencial.
Governo não banca estrutura
Se no setor privado a lei trabalhista garante que as empresas banquem a estrutura necessária ao funcionário, como computador, conexão e outras necessidades, no setor público não há essa previsão. O governo justifica, porém, que se trata de um “acordo de vontades” que atende, inclusive, à conveniência que o trabalho remoto oferece ao servidor por ser mais flexível.
Fonte: Estadão Conteúdo
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Senador Ciro Nogueira entra em discussão com o deputado Baleia Rossi no Twitter
-
Geral Robert Rios afirma que nenhum grupo empresarial irá extorquir a Prefeitura de Teresina
-
Segurança Pública Polícia Militar prende dois homens com 1 kg de maconha, em Simões (PI)
-
Saúde 14 novos pacientes de COVID-19 vindos de Manaus (AM) desembarcam em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Duas pessoas são mortas e oito ficam feridas durante perseguição policial, em Carapicuíba (SP)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública PARÁ: mais um policial penal morre vítima de atentado à bala em Belém; governador continua em silêncio sepulcral
-
Segurança Pública CAMPANHA: Agente Penitenciário Administrativo no RS é submetido ao mesmo parâmetro de formação dos demais profissionais
-
Segurança Pública Sistema Prisional do Pará: onde o caos continua latente; policiais penais ameaçados, feridos e mortos a mando do CRIME
-
Bem Estar Infecção generalizada teria sido a causa da morte da influenciadora digital Liliane Amorim, após lipoaspiração