A importância da arborização urbana no papel de resfriamento nas avenidas e calçadas de Teresina

As árvores, tornam o ambiente mais agradável ao proteger as pessoas da radiação solar direta e da radiação de ondas longas emitidas pelos prédios

A arborização urbana ultrapassa o papel estético de suprir a carência de nossas retinas pelo verde e o papel de resfriamento ao sombrear nossas acaloradas avenidas e calçadas. As árvores são plurais em suas funções urbanas.

As áreas verdes das cidades ficam restritas aos parques, jardins botânicos e algumas ruas distintas – em Teresina no Piauí, tem como principais atrativos, além da sua gente hospitaleira e calma, a sua arborização que une numa mesma moeda o moderno e o provinciano.

Foto: DivulgaçãoTeresina
Teresina, Capital do Estado do Piauí, tem codinome de "Cidade Verde".

Teresina é conhecida pelo “apelido” de Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um Município em fase de crescimento e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de 800 mil habitantes.

Ouvida pela Redação do JTNews, a engenheira agrônoma Cleidiane Marques fala sobre a importância de manter as árvores em centros urbanos. 

“Uma cidade bem arborizada possui um ar mais puro, limpo, diminuindo assim a ocorrência de doenças pulmonares, pois as plantas têm a capacidade de retirar do ambiente o Gás Carbônico emitido pelos automóveis, fábricas, dentre outros e liberar o Oxigênio. Além disso diminui a amplitude térmica ( a diferença entre a mínima e máxima temperatura) dando assim uma sensação de bem estar”, declara a agrônoma.

Na capital do Piauí, manter a cidade arborizada vai bem além de continuar com o codinome de cidade verde, pois os impactos mais latentes sentimos sobre a temperatura, a sensação térmica e a umidade relativa do ar. 

O microclima do ambiente urbano é naturalmente elevado. Dessa forma, o calor se torna insuportável, pois é refletido pelo material usado nas construções urbanas e produzido pelas atividades humanas associadas ao uso de combustíveis. 

As árvores, tornam o ambiente mais agradável ao proteger as pessoas da radiação solar direta e da radiação de ondas longas emitidas pelos prédios. Da radiação solar captada pela copa das árvores, de 10% a 25% é refletida de volta para o espaço, grande parte é usada para transpiração das plantas e uma pequena parte aquece o ar ou aquece partes das árvores.

A prefeitura de Teresina,  cada vez mais, em busca da harmonia entre crescimento urbano e meio ambiente, através do projeto dos viveiros municipais incentiva a população da cidade, distribuindo gratuitamente mudas, para plantio de árvores nas áreas urbanas.

Foto: Divulgação PMT PIDistribuição de mudas
Distribuição de mudas na cidade de Teresina.

Segundo Clóvis de Alencar Freitas, coordenador de arborização da prefeitura Municipal de Teresina, o trabalho nos viveiros tem como objetivo produzir mudas tecnicamente adequadas para a arborização da cidade de Teresina. 

“No primeiro passo - que chamamos de coleta das sementes - a coleta é feita durante  o ano inteiro, aproveitando a floração de cada espécie com toda uma técnica que vai desde da escolha das matrizes, que são as árvores mães e a partir daí coletar sementes sadias para que possamos produzir mudas sadias e distribuir à população”, informa Clóvis.

Para a engenheira agrônoma Cleidiane Marques os viveiros na cidade é uma necessidade premente, porque eles reúnem todas as diretrizes e métodos que devem ser adotados para a preservação e expansão das árvores no meio urbano de acordo com as características físicas e geográficas do município. 

“São de grande importância os viveiros municipais, pois os mesmos produzem mudas adequadas para arborização das cidades, como praças, avenidas e calçadas. São árvores adaptadas a região e que não prejudiquem o ambiente, como árvores com uma copa não muita alta e  raízes pivotantes. Muitas vezes os moradores de bairro querem plantar uma árvore na sua calçada para amenizar o calor e acabam que adquirindo mudas de árvores que não são adequadas para área urbana, pois de alguma forma prejudica o local. 

Um exemplo agora é o Nim, árvore que foi introduzida no Brasil e que por ter um rápido crescimento, uma copa densa e dá uma boa sombra muitos moradores começaram a fazer arborização com ela, só que estudos revelam que a mesma não é adequada para tal fim. Além de produzirem as mudas, os viveiros devem  sempre distribuí-la de forma gratuita e incentivar a população a plantar, explicando os benefícios de uma árvore”, confirma a Engenheira.

Os viveiros da Prefeitura Municipal de Teresina têm capacidade de produzir cerca de 20 mil mudas por mês. Plantas de todos os tipos, mais de 70 espécies de plantas nativas, frutíferas e ornamentais são produzidas nos viveiros da capital.

Foto: Divulgação PMT PICidade verde
Teresina quer ser verde sempre - cada contribuição nesse sentido é importante.

Na última segunda-feira (30), Teresina chegou a soma de 1 milhão de mudas que já foram plantadas e distribuídas gratuitamente em toda a cidade.

O benefício da arborização urbana aliado ao crescimento da população nas cidades é implícito. A pontualidade do tema gira em torno de tópicos atuais como o aquecimento global, o desmatamento da floresta Amazônica e os objetivos do desenvolvimento sustentável.

Um dos objetivos do nosso tempo é alterar o modo de exploração do meio ambiente e como (e com quais ferramentas) podemos melhorar nessa empreitada. Não digo que precisamos de um letramento técnico no que tange árvores e vegetações, mas é importante estar atento ao papel do verde em nossas vidas. 

Saber, ainda, que o desconhecimento técnico não nos limita como fomentadores do debate sobre a importância das árvores no ambiente urbano. Não precisamos saber as espécies arbóreas para saber que elas fariam bem para nós e para as ruas em que transitamos.

“Você cuidar do meio ambiente è você está cuidando de gente, você está cuidando de vida," lembra o aposentado José Lopes Melo, morador do bairro Mocambinho, em Teresina (PI) e que já usufruiu das mudas que são distribuídas gratuitamente na capital.

Fonte: JTNews

Comentários