Governadora Regina Sousa debate a produção orgânica do semiárido piauiense

O Piauí é um dos maiores produtores de mel orgânico do Brasil, sendo um dos grandes exportadores para a América do Norte

Nessa quarta-feira (18/05), a governadora Regina Sousa esteve reunida com a secretária de Agricultura familiar, Patrícia Vasconcelos e o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Darcet Costa, que faz parte do Setor de Apicultura do Departamento de Zootecnia da UFPI. Na pauta, foi discutida a produção orgânica da apicultura no Piauí.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernadora debate a produção orgânica do semiárido piauiense
Governadora debate a produção orgânica do semiárido piauiense

O Piauí é um dos maiores produtores de mel orgânico do Brasil, sendo um dos grandes exportadores para a América do Norte. No estado, o semiárido é uma das áreas mais importantes na produção de mel orgânico. Durante a reunião, foi discutida a preservação das áreas nativas, acomodando os produtores da região.

De acordo com o professor Darcet Costa, foi proposto para a governadora Regina Sousa a criação de um grupo de estudo que faça o levantamentos dos produtores que ali trabalham para oferecer condições favoráveis para a produção de mel orgânico.

“O encaminhamento que foi tirado da reunião com a governadora é de um grupo de trabalho para que se faça o levantamento dessas áreas e se faça o estudo buscando alternativas de convivência da produção convencional com a orgânica de forma a acomodar os pequenos produtores orgânicos”, conta.

A secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, explica que um dos encaminhamentos da reunião é o zoneamento das áreas de produção orgânica, diagnosticando arestas soltas desde a produção até a exportação. “Nós estivemos reunidos com a comissão de produção de orgânicos do estado do Piauí, temos mais de 100 associações e entidades cadastradas como produtores orgânicos e a ideia é que o estado possa trabalhar um diagnósticos para realizar um zoneamento dessas áreas de produção orgânica e alguns desafios que são postos em relação até a exportação”, explica.

Patrícia reforça ainda que a comissão é formada por entes governamentais e entidades civis para debater e estudar a questão da produção orgânica. “A comissão é formada de 13 organizações governamentais e mais 13 organizações não governamentais, então aqui é a sociedade civil e o poder governamental junto na questão ambiental e na questão de produtos de certificação orgânica do estado do Piauí”, finaliza.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários