Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda acautelamento de armas a todos os policiais penais
A proposta é de autoria do Conselheiro Diego Mantovaneli que é Policial Penal Federal que também foi relator de recente resolução que trata do encerramento das chamadas “cantinas” em presídios.O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) recomendou, nessa quarta-feira (24/04), foi realizada uma Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) no Ministério da Justiça.
Nessa reunião foi aprovada por unanimidade a recomendação os estados para que acautelem armamento a todos os policiais penais do Brasil.

A proposta é de autoria do Conselheiro Diego Mantovaneli que é Policial Penal Federal que também foi relator de recente resolução que trata do encerramento chamadas “cantinas” em presídios. O relator aponta que “O policial penal é a figura do Estado e aquele que atua para que a justiça seja executada, mantendo sobre as regras estabelecidas e impedindo que pratiquem novos crimes no sistema prisional. Para tanto, o mínimo que o Estado forneça arma para não este profissional não sofra ameaças, nem dentro e nem fora da prisão. Além disso, a sociedade terá mais policiais com armas prontos para usá-las em proteção da população, mesmo que na sua folga.”
Em tema relacionado a debatido na recomendação, recentemente, no mês de abril, 2 policiais penais foram assassinados no Pará e outro no Maranhão. Essas mortes são atribuídas às facções criminosas.

O Presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil, Ferdinando Gregório, afirma que "A recomendação editada pelo CNPCP para o acautelamento de armas, munições e materiais afins aos entes da federação, é extremamente necessário e fundamental, a partir desta resolução nos fortalece na cobrança aos estados para esta ferramenta de trabalho essencial na atividade de Polícia Penal."
Em 2019, o Congresso Nacional aprovou uma alteração da Constituição, criando a Polícia Penal e, transformou os antigos agentes penitenciários em policiais penais. Desde então, esses profissionais estão no mesmo patamar das demais polícias.
A resolução estabelece diretrizes para o acautelamento de armas e munições aos policiais penais federais, estaduais e do Distrito Federal. Espera-se que recomendação seja publicada em Diário Oficial nos próximos dias, após homologação do Presidente do CNPCP, Douglas de Melo Martins.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)
-
Política Empresa de energia solar é contratada por R$ 1,3 milhão para dedetização em Barras (PI)