Grazi Mantovaneli

Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.
Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.

Aleitamento Materno em Tandem

É possível amamentar dois filhos com idades diferentes ao mesmo tempo?

Sim, é totalmente possível!

Chamamos de Aleitamento Materno em Tandem.

Por que o nome TANDEM?

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsO que é Tandem?
O que é Tandem?

“O nome ‘tandem’ significa ‘associado’. Por isso, quando falamos em amamentação deste tipo, nos referimos à mãe amamentar duas crianças, com idades diferentes, ao mesmo tempo. 

Na maioria das vezes, ocorre quando uma mãe que está amamentando seu filho e volta a ficar grávida. Ela decide não parar de amamentar e opta por continuar o aleitamento durante toda a gravidez. Uma vez nascido o bebê, ela amamenta os dois juntos (ao mesmo tempo) ou separadamente (um de cada vez).

Mas por quanto tempo deve durar o aleitamento materno?

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde é:

- Aleitamento Materno Exclusivo: até os 6 meses de vida (oferecer somente o leite materno);

- Aleitamento Materno Complementar: até os 2 anos de idade (oferecer o leite materno e outros alimentos).

O aleitamento em Tandem é uma situação especial, que nem sempre pode ser fácil, mas cabe à mãe decidir se quer ou não continuar amamentando os dois. Quando ela opta por continuar, estas são as suas razões:

- pelos benefícios emocionais e psicológicos que a amamentação proporciona;

- por sentir que ainda não seja o momento certo para que ela o desmame.

Assim, ela opta por deixar que o filho mais velho dê sinais de que deseja esse desmame, então, mãe e filho entenderão juntos e decidirão o melhor momento.

Quais os benefícios do aleitamento materno?

PARA O BEBÊ:

Fortalece o vínculo com a mãe, fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão, diminui as cólicas, reduz as doenças alérgicas, reduz as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma, reduz as hospitalizações, desenvolve a arcada dentária e a musculatura facial, recebe a imunidade da mãe, reduz o risco de obesidade e diabetes, é bem nutrido e se desenvolve social, intelectual e mentalmente.

PARA A MÃE:

Diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz o risco e a incidência de câncer (mama, ovário e endométrio), previne a osteoporose, protege contra doenças cardiovasculares, fortalece o vínculo com o filho.

Foto: Ilustração de Grazi Mantovaneli/JTNWESPode soar estranho, mas é possível amamentar filhos com idades diferentes ao mesmo tempo!
Pode soar estranho, mas é possível amamentar filhos com idades diferentes ao mesmo tempo!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO EM TANDEM?

A chegada de um novo bebê pode ser inquietante para o irmãozinho, especialmente, se for bem pequenino, pois não ele ainda entende a situação e pode se sentir excluído.

Além de todos os benefícios já citados:

- ajudará o filho mais velho a perceber que o peito ainda é seguro e que as suas perdas serão menores;

- Reduz os ciúmes e ajuda a aumentar a ligação entre os dois irmãos.

Em alguns casos, o mais velho (que já não estava mais em aleitamento materno), devido o nascimento do irmãozinho, decide voltar a mamar. O QUE FAZER?

É uma decisão da mãe. Entretanto, preciso dizer que o ato de amamentar, representa para ele um aconchego, um carinho, afeto, estar com a mãe e não apenas saciar a sua fome.

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsDepoimento de uma Mãe que amamenta os dois filhos de idades diferentes
Depoimento de uma Mãe que amamenta os dois filhos de idades diferentes

MAS O LEITE FICA MAIS FRACO AMAMENTANDO OS DOIS?

Não, não fica.

As pesquisas demonstram que a composição do leite materno de mães que amamentam em Tandem tem um percentual maior de gordura, quando comparado àquelas que não amamentam em conjunto. Em relação aos nutrientes, não existe nenhuma diferença ou alteração. Por isso, não precisa se preocupar em estar prejudicando seu bebê mais novo, pois seu leite não estará “mais fraco”, ele continuará sendo de excelente qualidade. Mas preciso informar e lembrar que O FILHO MENOR TEM PRIORIDADE NA AMAMENTAÇÃO, garantindo que as suas necessidades nutricionais sejam atendidas.

A amamentação em Tandem nem sempre é programada. Normalmente, a mãe engravida sem se programar. Os estudos mostram que mesmo com a chegada de uma nova criança, a maioria das mães do estudo (72%) decidiram continuar amamentando, entendendo que o filho mais velho ainda não estava pronto para o desmame. Isso é uma excelente maneira de garantir a amamentação do mais velho (normalmente, até os 2 anos), sem prejudicar o mais novo, trazendo muitos benefícios para a saúde dos dois.

Foto: Ilustração de Grazi Mantovaneli/JTNWES“É possível manter a amamentação em uma nova gravidez se for o desejo da mulher e se não houver intercorrências na gravidez.” (Ministério da Saúde)
“É possível manter a amamentação em uma nova gravidez se for o desejo da mulher e se não houver intercorrências na gravidez.” (Ministério da Saúde)

“É possível manter a amamentação em uma nova gravidez se for o desejo da mulher e se não houver intercorrências na gravidez.”

(Ministério da Saúde)

SOBRE O DESMAME

Se optar pelo desmame, ele precisa ser gentil e gradual. É a ruptura de um vínculo muito forte e toda ruptura traz dor (para o filho e para a mãe). A criança (e a mãe) tem que ser preparados para isso. Quando há uma nova gestação, este processo pode até ser mais tranquilo para os dois, pois a própria criança já vai percebendo que o mais novo tem que continuar mamando e que ele, ao contrário, já está comendo outros alimentos. A tendência é que ele mame mais pelo “consolo”, do que para se alimentar. O Tandem normalmente acontece na hora da soneca da tarde e/ou antes do nono da noite. O ideal é que o desmame aconteça naturalmente, sem data e hora marcada. O autodesmame é quando a criança já apresenta alguns sinais de que está pronta, entre eles:

- Demonstra menos interesse pelas mamadas;

- Aceita alimentos variados;

- Aceita outras formas de consolo, sem ser o peito;

- Dorme sem mamar no peito;

- Dorme fora de casa e dá até tchau para a mãe (casa da tia, da avó);

- Aceita não ser amamentada em certas ocasiões;

- Prefere brincar ou fazer outra atividade (quando preferiria estar no peito);

- Tem mais de 2 anos;

O mais importante é que seja gradativo e não abrupto. A criança só demonstrará esses sinais se sua relação com a mãe for sincera, verdadeira e segura.  A mãe também precisa se sentir segura e ter paz para tomar essa decisão.

IMPORTANTE!

Sobre o Tanden: Converse com o seu médico! Se não houver nenhuma contraindicação, siga amamentando os dois, se assim desejar!  

Já passou por essa situação? Ou conhece alguém? Compartilhe com essa pessoa, pois pode auxiliá-la na decisão de interromper ou prosseguir.



Até breve!

Graziela Mantovaneli

Instagram: @enf.grazi.mantovaneli

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsSou Enfermeira em Pediatria e Neonatologia e Consultora em Amamentação, desde 2014.
Sou Enfermeira em Pediatria e Neonatologia e Consultora em Amamentação, desde 2014.

Fontes:

Ministério da Saúde, Caderno Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7835967/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22333968/

Confira AQUI o último texto da autora, publicado com exclusividade pelo JTNEWS.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários