Grazi Mantovaneli

Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.
Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.

Amamentação

Será que existe leite anterior e leite posterior?

Muitas grávidas já ouviram (ou ainda ouvirão) a seguinte frase:

“Primeiro tem que esvaziar uma mama para depois oferecer a outra, porque só assim o bebê vai mamar o leite posterior.”

Mas isso é verdade?

Foto/Ilustração: Graziela Mantovaneli/JTNewsA dádiva de amamentar
A dádiva de amamentar

Não! Não existem dois tipos de leite.

Teorias antigas (e em desuso) diziam que existiam dois tipos de leite na mama: o leite anterior e o leite posterior, separados pelo início e fim da mamada.

É mito que o leite anterior, do início da mamada, é mais magro (rico em água e pobre em gordura)!

É mito que o leite posterior, do final da mamada, é mais gordo (rico em gordura e pobre em de água)!

Por que essa teoria não é verdade?

Essa divisão é muito simplista e não explica o que realmente acontece durante a amamentação.

VEJA A FOTO ABAIXO:

Foto/Fonte: https://petenfermagem.jatai.ufg.br/n/131651-agosto-dourado Será que existe leite anterior e leite posterior?
Será que existe leite anterior e leite posterior?

Essa fotografia mostra o leite do início e o leite do fim da mamada. Mas não mostra a mudança “gradual” que acontece durante a amamentação.

O leite muda a sua composição enquanto o bebê está mamando.  

Por que o leite muda durante a mamada?

Porque o leite materno é dinâmico.

Lembra que as mamas são fábricas e não estoques de leite?

A mama não “esvazia”, porque ela não é um depósito e sim uma fábrica. Ela vai funcionar conforme a demanda, ou seja, o volume de leite que sai é adaptável às exigências da criança. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Somente um terço (1/3) do leite está pronto na mama e dois terços (2/3) serão produzidos enquanto o bebê está mamando.

É na gravidez que as mamas se preparam para produzir leite?

O preparo das mamas para a amamentação começa na puberdade da mulher, na gestação e no pós-parto. Mas para não ficar longo e complexo demais, mostrarei o que acontece após o nascimento do bebê.

Foto/Ilustração: Graziela Mantovaneli/JTNewsComo o leite materno é produzido e ejetado? (Fisiologia da Lactação)
Como o leite materno é produzido e ejetado? (Fisiologia da Lactação)

Falando tecnicamente, é assim que acontece a produção e a saída do leite:

Para que ocorra a produção e a saída do leite, é necessária uma comunicação entre o bebê (que suga a mama) e a mãe (que sente e vê o bebê sugar).

Quando o bebê começa a mamar, ocorre um estímulo no cérebro da mãe. A hipófise, uma glândula localizada no cérebro, recebe esse estímulo e inicia uma série de eventos, onde os hormônios prolactina e ocitocina entram em ação na corrente sanguínea, iniciando a produção e saída do leite:   

1) Ocitocina: Ao amamentar, o bebê realiza a sucção do mamilo, para puxar o leite para si. O ato de colocar o bebê para amamentar, logo após o parto é um estímulo fundamental para a secreção de ocitocina.  

As glândulas mamárias são formadas por células produtoras de leite (alvéolos) que e por células musculares (células mioepiteliais) que se contraem e ejetam o leite produzido. Essas células musculares são acionadas pela ocitocina, que faz com que elas se contraiam em volta dos alvéolos e ejetem o leite para fora deles. Para que tudo isso aconteça é fundamental o contato mãe-bebê, o mais rápido possível.   

2) Prolactina: A secreção da prolactina ocorre, semelhantemente, a da ocitocina. O bebê necessita amamentar, após o parto, para estimular a produção de prolactina. A sucção envia estímulos ao hipotálamo, até que a prolactina seja liberada e vá, então, atuar nas células alveolares das glândulas mamárias. Graças ao efeito lactogênico (que gera a produção), a prolactina faz com que o leite seja produzido pelas células alveolares.

IMPORTANTE: A ocitocina (liberada no ato do bebê sugar o seio da mãe) também é liberada por estímulos visuais e emocionais: tais como visão, cheiro e choro da criança, motivação, autoconfiança e tranquilidade. Mas pode ser inibida/bloqueada por dor, desconforto, estresse, ansiedade, medo, insegurança e falta de autoconfiança, prejudicando a saída de leite da mama. 

Só relembrando, a mãe precisa de tranquilidade para amamentar!

Foto/Fonte: Guilherme e Nascimento (2013, p.6).Como a mama é por dentro? (Os componentes da mama)
Como a mama é por dentro? (Os componentes da mama)

Mas e a gordura do leite? Só está no leite posterior?

Não, não está!

Os alvéolos (que produzem o leite) ficam bem cheios (e esticados) e as células de gordura ficam grudadas em suas paredes. Quando o leite é ejetado para fora dos alvéolos (pela ação da ocitocina), as células de gordura se desgrudam das paredes. Isso pode acontecer 2 a 3 vezes (ou mais) em cada mama, durante a amamentação, por isso, a concentração de gordura vai aumentando gradualmente no leite, à medida que o bebê mama (graças ao reflexo de ejeção). Os alvéolos vão se relaxando (ficando menos esticados), conforme a mama esvazia e a gordura vai saindo com mais facilidade. O leite sai dos alvéolos para os ductos (tubos que conduzem o leite até o bico do seio) e para a boca do bebê.  Daí a percepção (errônea) de que o final da mamada tem mais gordura, mas não é verdade. Apenas mostra que o relaxamento faz com que a gordura, presente no leite, se solte e seja transportada com mais facilidade.

A ocitocina e a prolactina são liberadas, periodicamente, durante toda a mamada, por isso a gordura está presente em toda a mamada, não apenas no final.

RESUMINDO:

Voltando à fotografia dos dois copos de leite, o que se observa é a diferença de gordura das duas amostras, mas não o que acontece “entre” as duas amostras. O aumento da gordura ocorre durante toda a mamada. 

Falando de maneira prática, o leite gorduroso vem com o reflexo de saída do leite e não quando o bebê está terminando de esvaziar a mama. Por isso não podemos falar em leite anterior e posterior, mas sim de aumento gradual da gordura.

Então, por que os termos ANTERIOR e POSTERIOR?

Resumidamente, eles referem-se ao reflexo de ejeção do leite, não ao início e ao fim da mamada. Enquanto o bebê mama, esses reflexos de ejeção acontecem por algumas vezes, então, a composição do leite varia, bem como sua coloração, proteínas, água e presença de mais ou menos gordura.

Foto/Ilustração: Graziela Mantovaneli | Frase: autor desconhecido Amamentar é...

Amamentar é...

Curiosidades sobre a gordura do leite:

- A gordura do leite pode variar de uma mãe para a outra?

Sim! Depende da dieta da mãe. Se a dieta dela for rica em peixes (azeite de oliva, castanha, chia, coco, abacate), o seu leite vai ter maiores concentrações de gordura saudável; enquanto quando ela consome muita gordura saturada (leite e derivados, banha, carnes bovina e suína) ou gordura trans (alimentos industrializados e ultraprocessados: biscoitos, sorvetes, massas instantâneas, margarina), pode acontecer a transferência dessas gorduras para o leite materno. Se a mãe é obesa, seu leite contém mais gordura saturada e trans que o leite de mães mais magras.

- A gordura presente no leite pode variar durante o dia?

Sim! A sua quantidade pode ser maior à noite. Justamente para deixar o bebê mais saciado e dormir por mais tempo nesse período. 

- O leite varia de uma mamada para outra, ao longo de um dia e varia de mãe para mãe. Não existe uma regra fixa, não é uma fórmula mágica. O bebê precisa é de mamar! 

- O padrão da sucção e a forma que ele mama também varia durante o dia e com o passar do tempo. Ele vai treinando e a mamada vai ficando cada vez mais eficiente. Ele pode diminuir o tempo, mas a quantidade retirada de leite é a mesma.

Foto/Ilustração: Graziela Mantovaneli/JTNewsAmamentar é vida!
Amamentar é vida!

Quais são as orientações para a mãe ou futura mamãe?

- Ela precisa estar tranquila para amamentar, porque a ocitocina é "temperamental", ou seja, o bem-estar da mãe é fundamental para que o leite seja liberado.

- Amamentar o bebê por livre demanda, especialmente, nos primeiros meses de vida.

- Oferecer as duas mamas sempre que o bebê for amamentar. Assim a produção é garantida e as mamas serão estimuladas.

- Observar se o bebê abocanha toda a aréola e se está bem juntinho do seu corpo, para que ele mame de maneira eficaz e não lhe cause dor.

- Se você estiver trocando de 6 a 7 fraldas com xixi em 24h, significa que ele está com uma boa ingestão de leite.

- Procure ajuda profissional para corrigir a posição e a pega do bebê no seio. Cerca de 90% dos problemas relativos à amamentação envolvem essa questão.   

 - Se o bebê estiver com alguma dificuldade para a retirar o leite do peito, ele não conseguirá mamar todo o leite que precisa ou não está conseguindo mamar nada! Procure ajuda o quanto antes.

 Procure uma especialista no assunto. Quanto antes intervir e corrigir os problemas, menor será o risco de desmame precoce e de problemas nas mamas.  

Sim, existem alternativas. Sim, para tudo se dá um jeito. É impossível estipular uma regra geral para todos e que todos devam seguir. Cada mãe-bebê construirá a sua história de amamentação…

Está grávida? Ou conhece alguém que esteja?

Compartilhe essa matéria.

Tem dúvidas sobre aleitamento materno?

Posso lhe ajudar!

Foto/: Graziela Mantovaneli/JTNewsQuem sou eu?
Quem sou eu?

Graziela Mantovaneli

Enfermeira em Pediatria e Neonatologia

Consultora em Aleitamento Materno

Instagram: @enf.grazi.mantovaneli

REFERÊNCIAS:

Sociedade Brasileira de Pediatria; Fiocruz; Anatomia e Fisiologia da lactação; Ministério da Saúde; UNICEF; Benefits of breastfeeding; Biomechanics of milk extraction during breast-feeding.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários