Zona leste de Teresina registra o maior número de casos confirmados de COVID-19

Até o dia 15 de abril de 2020, às 20h, a FMS havia registrado 75 casos confirmados de residentes em Teresina com COVID-19

Os bairros de Teresina que tiveram registro de mais casos confirmados de Covid-19 ficam situados na zona leste: Jóquei (08), Fátima (05), Ininga (05), Ilhotas (05) e Horto (04).

Foto: Associação Brasileira de MunicípiosVista aérea de Teresina, capital do Piauí
Vista aérea de Teresina, capital do Piauí

O dado está disponível no Painel de Monitoramento da doença, desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do seu Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE).

Em seguida, estão os bairros Gurupi, Centro, Morada do Sol, Morros, São Cristóvão e Vale do Gavião, cada um com registro de três casos de Covid-19.

Já os bairros Vermelha, Santa Isabel, Itararé, Lourival Parente e São João possuem dois casos confirmados da doença. Nos bairros Santo Antônio, Cristo Rei, Matinha, Porenquanto, Três Andares, Noivos, Socopo, Pedra Mole e Tabajaras também há registro de um caso.

Apesar de a lista sinalizar bairros de residência de pessoas com casos confirmados da doença, todos os bairros de Teresina devem permanecer em alerta, mantendo o isolamento social. É o que explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Foto: Joélia Cantuária/JTNEWSDiretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba,
Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba,

“Toda Teresina pode estar contaminada. Os trabalhos científicos apontam que 80% dos casos de Covid-19 são assintomáticos. Mesmo a pessoa não apresentando sintoma, ela pode estar infectada e ser um transmissora do vírus.

É por isso que pedimos que as pessoas de todos os bairros respeitem o isolamento social e fiquem em casa, nesse momento”, enfatiza Borba.

A infectologista Amparo Salmito solicita que a população só saia de casa se for estritamente necessário. “Se sair, deve respeitar as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus, como usar máscara de pano, não tocar no rosto, higienizar as mãos com frequência e manter distância de dois metros entre as pessoas”, ressalta.

Até o dia 15 de abril de 2020, às 20h, a FMS havia registrado 75 casos confirmados de residentes em Teresina com Covid, 28 recuperados, 6 ocupando leitos de UTI e, ainda, 5 residentes em Teresina, diagnosticados com a doença e que evoluíram para óbito.

Fonte: PMT

Comentários