Wolney Queiroz afirma que PDT conseguiu mudar voto de deputados na PEC

O anúncio aconteceu em meio a ameaças de políticos deixarem a sigla caso a proposta seja aprovada

Na madrugada desta terça-feira (09/11), o deputado federal e líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Câmara, Wolney Queiroz (PE), a poucas horas do previsto para a segunda votação da PEC dos Precatórios na Câmara, afirmou que o partido conseguiu mudar a posição da bancada sobre o texto.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos DeputadosDeputado federal Wolney Queiroz
Deputado federal Wolney Queiroz

A expectativa é que a sigla oriente a votar contra a PEC e que instrução seja cumprida pelos parlamentares. O anúncio aconteceu em meio a ameaças de políticos deixarem a sigla caso a proposta seja aprovada.

"Hoje à noite, por maioria, decidimos mudar a posição da bancada na votação em segundo turno da PEC 23", confirmou Wolney pelo Twitter.

Foto: Reprodução/TwitterPost feito por Wolney Queiroz
Post feito por Wolney Queiroz

O PDT trabalha desde quinta-feira (04/11), quando o texto foi aprovado em primeiro turno na Câmara, para reverter a posição dos parlamentares.

A PEC prevista para ser votada hoje abre espaço orçamentário para o Auxílio Brasil, nova versão do Bolsa Família, e revê formas de quitar os precatórios, que são dívidas do governo com pagamento estabelecido pela Justiça. Além do PDT, o PSDB e o PSB também se movimentaram para orientar os parlamentares a votarem contra a proposta.

Antes do STF  suspender  "orçamento secreto", Rosa Weber já havia dado 24 horas para Arthur Lira se explicar

Um grupo de seis deputados federais, de cinco partidos de oposição, já haviam  acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da tramitação da PEC, denominada por muitos, de PEC do Calote dos Precatórios, na Câmara dos Deputados.

Foto: Câmara dos DeputadosFlávio Nogueira e outros deputados infiéis - votaram contra a orientação do PDT e ainda ameaçaram sair do Partido
Flávio Nogueira e outros deputados infiéis - votaram contra a orientação do PDT e ainda ameaçaram sair do Partido

Ainda segundo os deputados, a matéria teria sido aprovada pelo Plenário da Câmara de forma irregular, com votos de deputados federais licenciados, no exercício de missão diplomática, proferidos remotamente.

Eles pedem a concessão de liminar para suspender o trâmite da PEC 23/2021 e anular a votação da Emenda Aglutinativa Substitutiva nº 01 e todos os trâmites dela decorrentes.

Na última quinta-feira (04/11), Ciro Gomes (PDT) anunciou que a sua pré-candidatura à presidência da República em 2022 estaria suspensa, até que o PDT, reavaliasse a sua posição em relação à PEC dos Precatórios.

Fonte: JTNEWS

Comentários