Wellington Dias recebe Deputados Federais do PT e discute plano de geração de emprego e renda

"O setor que mais emprega é a construção civil. Se não tivermos investimentos em obras, vamos continuar com o desemprego de forma alarmante”, explica Gleisi Hoffmann

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Federal, Paulo Teixeira (PT-SP) que apresentaram ao chefe do executivo estadual o Plano de Diretrizes de Emprego e Renda. Estiveram presentes ao encontro no Palácio de Karnak, os deputados federais do PT do Piauí, Assis Carvalho, Rejane Dias (Primeira Dama do Estado), Merlong Solano [que no momento está desempenhando o mandato de deputado federal em Brasília, dentre outras autoridades parlamentares do Estado.

O documento aponta nove diretrizes e capacidade para gerar sete milhões de vagas de trabalho em todo o país em curto e médio prazos. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, que também contou com a presença de gestores do Estado e da vice-governadora, Regina Sousa [que assume o comando do governo do Estado ainda hoje, em virtude da viagem do governador Wellington Dias ao Vaticano onde participará do encerramento do Sínodo da Amazônia, presidido pelo Papa Francisco].

Foto: Jorge Bastos/ASCOM/PIGovernador Weellington Dias recebe Deputados Federais do PT sobre projeto de criação de empregos no País
Weellington Dias recebe Deputados Federais do PT, que discutem projeto de criação de empregos no País

Dias fez uma apresentação sobre o atual cenário do Piauí com dados sobre o crescimento positivo do PIB, IDH e renda. A meta, segundo ele, entre 2019 a 2022, é a criação de 34.000 mil empregos, bem como a retomada de obras, empreendimentos sociais e modelagens de PPPs. “O que o Piauí e o Brasil mais precisam é de projetos e propostas para o principal desafio que é o emprego, garantir, definir fontes e alternativas para criar oportunidades. Tive o privilégio de apresentar as diretrizes do nosso projeto piauiense de desenvolvimento e as metas que precisamos cumprir até 2022”, afirmou o governador.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsVice-governadora Regina Sousa que assumirá a chefia do Poder Executiva até o retorno de Wellington do Vaticano
Vice-governadora Regina Sousa, que assumirá a chefia do Poder Executivo até o retorno de Wellington do Vaticano

“Precisamos retomar e acelerar as obras paradas no Brasil o que vai gerar emprego para o brasileiro. O outro conjunto de medidas é o estímulo de consumo das famílias. Vamos trabalhar com empregos temporários, que seria uma frente a ser feita com o governo federal, estados e prefeituras por meio da contratação emergencial de pessoas para pequenas obras e reparos. O outro ponto é a retomada das obras públicas paradas, que são cerca de 8 mil em todo Brasil. O Minha Casa, Minha Vida também entra nesse plano. O setor que mais emprega é a construção civil. Se não tivermos investimentos em obras, vamos continuar com o desemprego de forma alarmante”, explica Gleisi Hoffmann.

Foto: Agência SenadoGleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann: "Vamos trabalhar com empregos temporários, que seria uma frente a ser feita com o governo federal, estados e prefeituras"

A deputada acrescenta que outro importante ponto do plano é recuperar e renegociar os contratos que o setor privado tem com as concessões de estradas, aeroportos e portos no Brasil. A iniciativa do projeto é de apontar caminhos para o país com uma saída para a crise a partir da geração de emprego, renda e oportunidades para milhões de pessoas. Expandir o Bolsa Família também é um dos principais pontos. “A extrema pobreza aumentou com a crise. O cenário exige uma resposta: ampliar o número de famílias atendidas para reduzir a pobreza e pôr dinheiro na mão do povo brasileiro”, pontuou Hoffmann.

Fonte: JTNews, com informações Governo do Piauí

Comentários