Wellington Dias nomeia policiais penais para nova direção da Casa de Custódia de Teresina
Após transição exitosa realizada pelos policiais penais, Ednaldo Araújo de Santana e José de Melo Pereira, como gerentes da Casa de Custódia, nova direção assume a administração








O governador Wellington Dias (PT-PI), nomeou nesta quinta-feira (28/1) em Teresina, por indicação do Secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa, os policiais penais, João Lopes Veloso Neto e Reginaldo Batista Medeiros para exercer os cargos comissionados de gerente titular e gerente adjunto da Casa de Custódia, Prof. José Ribamar Leite, localizada na capital piauiense.
Ambos os policiais penais ora dirigentes já vinham compondo a equipe de direção do estabelecimento penal do Piauí, o qual passou por uma ampla transformação no âmbito administrativo e operaciconal, bem como na área de logística estrutural. Os presos da Casa de Custódia há meses vêm trabalhando na recuperação predial do próprio estabelecimento prisional, cuja estrutura já é tida como referência no Estado.

João Lopes Veloso Neto, é policial penal formado pela Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI) no ano de 2018, com uma carga horário de 602 h/a, que contou com uma grade curricular moderna em que compatibilizou disciplinas humanísticas, a exemplo de direitos humanos, execução penal, criminologia e psicologia, com as operacionais, como intervenção no ambiente policial penal, gerencimaneto de crises, procedimentos policiais penais, inteligência e contrainteligência no ambiente prisional, além de escolta de alto risco, teoria e prática de tiro defensivo.
João Veloso, bacharel em Direito e em Economia, trabalhou na Polícia Militar por 10 anos antes de assumir o cargo de agente penitenciário, hoje transformado em Policial Penal por força da nova ordem constitucional.
É membro do Grupo Tático Prisional (GTP) da Polícia Penal do Piauí. Atuou como coordenador na missão de intervenção penitenciária em Parnaíba, no litoral do Piauí e participou diretamente entre os representantes do Piauí na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado do Pará.
Já o gerente adjunto que ora é investido na função auxiliar de administrador do estabelecimento da Polícia Penal, Casa de Custódia, possui ampla experiência na área penitenciária já tendo quase 10 anos de exercício no Sistema Prisional do Piauí, já atuou em diversos estabelecimentos penais, inclusive foi coordenador de segurança e disciplina na Cadeia Pública de Altos (CDP) localizada na região metropolitana de Teresina.
Reginaldo Medeiros além de formação jurídica, tem ampla experiência na área de inteligência penitenciária, faz parte da turma de Especialistas egressos da pós-graduação em Gestão Prisional, cuja especialização foi realizada na ACADEPEN/PI em parceria da SEJUS com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
O JTNEWS ouviu hoje o novo gestor da Unidade de Polícia Penal, Casa de Custódia de Teresina, João Veloso Neto, que indagado como se sentia em receber a incumbência do governador do Estado de assumir o grande desafio de administrar o maior presídio do Piauí, assim manifestou-se:
"É uma honra poder representar a categoria polícia penal como gerente da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite. Tivemos a oportunidade de fazer parte da mudança iniciada no ano passado, na qual foram implantados protocolos e procedimentos de segurança. Hoje recebemos uma penitenciária organizada e isso é fruto do esforço dos próprios policiais penais.
O maior desafio agora é dar continuidade e aprimorar ainda mais o trabalho iniciado no ano passado", declarou o policial penal, João Veloso Neto.

Atualmente a Polícia Penal do Piauí conta com excelentes quadros de profissionais habilitados a exercer qualquer função no Sistema Prisional do Estado, em especial na área de segurança e de direção dos estabelecimentos penais [interior e capital], pois são centenas de profissionais altamente capacitados para o exercício das funções de policial penal, inclusive o Estado já dispõe de mais 71 Policiais Penais formados recentemente pela Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI).
A nomeação deve sair nos próximos dias, pois existem vagas suficientes, aliás, em número supeiror aos que estão aptos a assumirem, já que 84 vgas surgiram em razão de aposentadoria e pedidos de exoneração. Isso é fato!

Estes profissionais esperam ser chamados a qualquer momento para assumir o grande desafio de atuar na segurança pública do Piauí, ná área específica da Polícia Penal, que tanto necessita de policiais penais qualificados a exemplo dos que foram formados e certificados recentemente.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça do Maranhão prejudica consumidores ao suspender ações sobre empréstimos consignados
-
Segurança Pública Acusado de ameaçar comandante da PM em Pio IX é preso durante operação
-
Política Tonho Veríssimo é reeleito presidente do Diretório Municipal do PT em Juazeiro do Piauí com votação expressiva
-
Geral Duas crianças são internadas no HUT com suspeita de envenenamento
-
Segurança Pública Ex-cantor do Forró Saborear vai para o banco dos réus por espancar a ex-mulher em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)