Wellington Dias nomeia policiais penais para nova direção da Casa de Custódia de Teresina

Após transição exitosa realizada pelos policiais penais, Ednaldo Araújo de Santana e José de Melo Pereira, como gerentes da Casa de Custódia, nova direção assume a administração

O governador Wellington Dias (PT-PI), nomeou nesta quinta-feira (28/1) em Teresina, por indicação do Secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa, os policiais penais, João Lopes Veloso Neto e Reginaldo Batista Medeiros para exercer os cargos comissionados de gerente titular e gerente adjunto da Casa de Custódia, Prof. José Ribamar Leite, localizada na capital piauiense.

Ambos os policiais penais ora dirigentes já vinham compondo a equipe de direção do estabelecimento penal do Piauí, o qual passou por uma ampla transformação no âmbito administrativo e operaciconal, bem como na área de logística estrutural. Os presos da Casa de Custódia há meses vêm trabalhando na recuperação predial do próprio estabelecimento prisional, cuja estrutura já é tida como referência no Estado.

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSSecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson
Secretário de Justiça, Carlos Edilson, após nomeação pelo governador Wellington Dias deu posse aos novos gestores

João Lopes Veloso Neto, é policial penal formado pela Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI) no ano de 2018, com uma carga horário de 602 h/a, que contou com uma grade curricular moderna em que compatibilizou disciplinas humanísticas, a exemplo de direitos humanos, execução penal, criminologia e psicologia, com as operacionais, como intervenção no ambiente policial penal, gerencimaneto de crises, procedimentos policiais penais, inteligência e contrainteligência no ambiente prisional, além de escolta de alto risco, teoria e prática de tiro defensivo.

João Veloso, bacharel em Direito e em Economia, trabalhou na Polícia Militar por 10 anos antes de assumir o cargo de agente penitenciário, hoje transformado em Policial Penal por força da nova ordem constitucional.

É membro do Grupo Tático Prisional (GTP) da Polícia Penal do Piauí. Atuou como coordenador na missão de intervenção penitenciária em Parnaíba, no litoral do Piauí e participou diretamente entre os representantes do Piauí na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado do Pará.

Já o gerente adjunto que ora é investido na função auxiliar de administrador do estabelecimento da Polícia Penal, Casa de Custódia, possui ampla experiência na área penitenciária já tendo quase 10 anos de exercício no Sistema Prisional do Piauí, já atuou em diversos estabelecimentos penais, inclusive foi coordenador de segurança e disciplina na Cadeia Pública de Altos (CDP) localizada na região metropolitana de Teresina.

Reginaldo Medeiros além de formação jurídica, tem ampla experiência na área de inteligência penitenciária, faz parte da turma de Especialistas egressos da pós-graduação em Gestão Prisional, cuja especialização foi realizada na ACADEPEN/PI em parceria da SEJUS com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O JTNEWS ouviu hoje o novo gestor da Unidade de Polícia Penal, Casa de Custódia de Teresina, João Veloso Neto, que indagado como se sentia em receber a incumbência do governador do Estado de assumir o grande desafio de administrar o maior presídio do Piauí, assim manifestou-se:

"É uma honra poder representar a categoria polícia penal como gerente da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite. Tivemos a oportunidade de fazer parte da mudança iniciada no ano passado, na qual foram implantados protocolos e procedimentos de segurança. Hoje recebemos uma penitenciária organizada e isso é fruto do esforço dos próprios policiais penais. 

O maior desafio agora é dar continuidade e aprimorar ainda mais o trabalho iniciado no ano passado", declarou o policial penal, João Veloso Neto.

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSAlunos formados pela Academia de Polícia Penal do Piauí: prontos para o trabalho
Alunos formados pela Academia de Polícia Penal do Piauí: prontos para o trabalho policial

Atualmente a Polícia Penal do Piauí conta com excelentes quadros de profissionais habilitados a exercer qualquer função no Sistema Prisional do Estado, em especial na área de segurança e de direção dos estabelecimentos penais [interior e capital], pois são centenas de profissionais altamente capacitados para o exercício das funções de policial penal, inclusive o Estado já dispõe de mais 71 Policiais Penais formados recentemente pela Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI).

A nomeação deve sair nos próximos dias, pois existem vagas suficientes, aliás, em número supeiror aos que estão aptos a assumirem, já que 84 vgas surgiram em razão de aposentadoria e pedidos de exoneração. Isso é fato! 

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSAlunos ja formados pela ACADEPEN/PI como Policiais Penais
Alunos ja formados pela ACADEPEN/PI como os primeiros Policiais Penais do Piauí e do Brasil

Estes profissionais esperam ser chamados a qualquer momento para assumir o grande desafio de atuar na segurança pública do Piauí, ná área específica da Polícia Penal, que tanto necessita de policiais penais qualificados a exemplo dos que foram formados e certificados recentemente.

Fonte: JTNEWS

Comentários