Wellington Dias inaugura Centro de Reinserção Padre Pedro Balzi em Teresina

Serão ofertados nos Centros de Reinserção cursos como: Energia Fotovoltaica, Marcenaria, Eletrônica, Eletricista, Doces e Salgados e Corte e Costura

Nessa quinta-feira (20/01), o governador Wellington Dias inaugurou o Centro de Reinserção Social Padre Pedro Balzi, que irá qualificar dependentes químicos egressos de comunidades terapêuticas e seus familiares para o mercado de trabalho.

O Centro fica localizado no bairro Vermelha, zona Sul da capital. Além de Teresina, Bom Jesus, Floriano, São João do Piauí e Parnaíba também contarão com um “Retomando o Caminho”.

Inicialmente, serão cerca de 480 vagas para egressos e 1.500 para familiares por todo o Estado. Serão ofertados nos Centros de Reinserção cursos como: Energia Fotovoltaica, Marcenaria, Eletrônica, Eletricista, Doces e Salgados e Corte e Costura.

O espaço também terá oficinas de formação pessoal com abordagem sobre o meio ambiente, empreendedorismo, postura, dentre outros. O local ainda contará com acompanhamento por profissionais da assistência social, psicologia e pedagogia.

Os inscritos nos cursos também contarão com o Cartão PRO Social, programa de transferência de renda, como apoio para a busca no mercado de trabalho.

“Que todos possam colaborar com esse belo trabalho por todo o Estado e abram as portas para essas pessoas que tentam e querem muito uma nova oportunidade. Atualmente, no Piauí temos 52 entidades credenciadas, é a maior rede do Brasil. O Estado coloca um valor mensal por cada uma das pessoas acolhidas e, a partir daí, temos uma meta, uma rotina, uma grade de trabalho, geralmente com terapias ocupacionais e diálogo com a família. Hoje, mais de 50 mil pessoas já estão há mais de dois anos sóbrias, cerca de 40% já inseridos no mercado de trabalho, o que significa que temos tido bons resultados e que todo o esforço para a reinserção social é válida”, afirmou o governador Wellington Dias.

Parcerias com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram firmadas para a oferta de todas as ferramentas necessárias para a qualificação dos dependentes. Também foram firmadas parcerias com empresas para o encaminhamento das pessoas qualificadas. Cerca de 160 empresas já estão cadastradas. 

Fonte: JTNEWS

Comentários