Wellington Dias escolhe Cleandro Moura como procurador-geral de Justiça
A decisão foi tomada após o chefe do executivo se reunir, com os três procuradores que integravam a lista tríplice formada na eleição do Ministério Público do Estado do PiauíO governador Wellington Dias escolheu, nessa quinta-feira (17/08), o nome de Cleandro Alves de Moura para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí. A decisão foi tomada após o chefe do executivo se reunir, com os três procuradores que integravam a lista tríplice formada na eleição do Ministério Público do Estado do Piauí.
A Lista Tríplice era formada pela atual procuradora Carmelina Moura e pelos procuradores Cleandro Moura e Hugo Sousa. A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado, garantida constitucionalmente pela Lei Complementar nº 40/81, que estabelece as normas gerais a serem adotadas na organização do Ministério Público Estadual onde, segundo o Art. 6º – “O Ministério Público dos Estados, terá por chefe o procurador-geral de Justiça, nomeado pelo governador do Estado, nos termos da lei estadual”.
Em anuncio, o chefe do executivo piauiense falou que “sempre é uma decisão difícil, tomada a partir de uma lista tríplice que contém pessoas experientes, são nomes representativos e de muita confiança por parte dos seus pares e da sociedade. Tomei a decisão de nomear o procurador Cleandro Alves de Moura” comentou.
O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual, o seu mandato no cargo de procurador-geral de Justiça tem a duração, sendo permitida a recondução ao cargo. A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais.
A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o procurador-geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Carreira Profissional
Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Ele iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá.
Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia. Ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade. E já foi procurador-geral do Estado entre os anos de 2015 e 2017.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Quatro homens são presos por tráfico de drogas no Norte do Piauí
-
Geral
Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para fazer exames
-
Segurança Pública
Pintor é encontrado morto dentro de caçamba em Parnaíba
-
Geral
Anvisa manda retirar panetones do mercado e proíbe alimentos com cogumelos não autorizados
-
Política
Trump ou Delcy: quem, afinal, está no comando da Venezuela?
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Segurança Pública
Homem é preso suspeito de matar idoso em oficina mecânica no Piauí
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Geral
STF terá programação especial para lembrar o 8 de janeiro