Wellington Dias avalia desobrigar uso de máscara após o Carnaval no Piauí

Conforme o chefe do executivo estadual, a medida já está sendo avaliada e poderá ser anunciada, assim como em outras regiões que já adotaram a decisão,

Na manhã desta segunda-feira (21/02), o governador Wellington Dias (PT) disse em entrevista à imprensa que poderá retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais específicos no estado do Piauí. A decisão poderá entrar em vigor logo após o Carnaval.

Foto: Reprodução/Roberta Aline/PTGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Conforme o chefe do executivo estadual, a medida já está sendo avaliada e poderá ser anunciada, assim como em outras regiões que já adotaram a decisão, levando em consideração o avanço na vacinação e baixo nível de mortalidade em razão da Covid-19.

Essa possibilidade de desobrigar o uso da máscara em algumas regiões piauienses está sendo estudada e discutida junto com o Fórum Nacional de Governadores, os Comitês Científicos de enfrentamento à covid e também, a nível local, com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 

Wellington Dias lembrou que desobrigar o uso da máscara não significa que as pessoas devem deixar de usá-la. Somente as punições previstas em lei devem ser retiradas. “É algo que há muito tempo a gente sonha, mas não quer dizer que as pessoas devam deixar de usar. Deixa de ter a responsabilização. O uso da máscara passa a ser de acordo com a vontade da pessoa, não seria mais impositivo”, explicou.

O governador não mencionou que regiões do Piauí seriam aquelas a primeiro desobrigar o uso da máscara, mas destacou que a cobertura vacinal do Estado como um todo, tanto em crianças, quanto em adolescentes e adultos, é um dos fatores determinantes para que a medida possa vir a ser adotada.

Fonte: JTNEWS

Comentários