Volta às aulas não é tema do Ministério da Educação, afirma Milton Ribeiro
"A lei é clara. Quem tem jurisdição sobre escolas é Estado e município. Não temos esse tipo de interferência", afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista ao EstadãoO ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a volta às aulas não é um tema a ser decidido por ele, mas por Estados e municípios. A declaração foi feita em entrevista concedida ao O Estado de São Paulo, publicada nesta quinta-feira (24).
"Não temos o poder de determinar [a volta às aulas]. Por mim, voltava na semana passada, uma vez que já superamos alguns itens, saímos da crista da onda e temos de voltar. Mas essa volta deverá ser de acordo com os critérios de biossegurança", disse.
"A lei é clara. Quem tem jurisdição sobre escolas é Estado e município. Não temos esse tipo de interferência. Se eu começo a falar demais, dizem que estou querendo interferir; se eu fico calado, dizem que se sentem abandonados", afirmou.
Sobre a dificuldade de alunos brasileiros em ter acesso a internet, problema evidenciado pela pandemia de COVID-19, o ministro disse que essa é uma questão que também é de responsabilidade dos Estados e municípios.
"Esse problema só foi evidenciado pela pandemia, não foi causado pela pandemia. Mas hoje, se você entrar numa escola, mesmo na pública, é um número muito pequeno que não tem o seu celular. É o Estado e o município que têm de cuidar disso aí. Nós não temos recurso para atender. Esse não é um problema do MEC, é um problema do Brasil. Não tem como, vai fazer o quê? É a iniciativa de cada um, de cada escola. Não foi um problema criado por nós. A sociedade brasileira é desigual e não é agora que a gente, por meio do MEC, vai conseguir deixar todos iguais", afirmou.
Indagado sobre o Ministério da Educação trabalhada para reduzir desigualdades, Ribeiro afirmou que "em termos" sim. "O MEC, em termos, né? Essa é uma responsabilidade de Estados e municípios, que poderiam verificar e ter as iniciativas para tentar minimizar esse tipo de problema. Alguns já fizeram. Algumas universidades federais deram até tablet", disse.
Milton Ribeiro também admitiu que foi cobrado pelo presidente Jair Bolsonaro por ter recebido a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) em seu gabinete. Após o encontro, a congressista postou uma foto ao lado do ministro nas redes sociais. Ele disse que não recebeu a deputada individualmente.
"Não [recebi]. Eu recebi a Comissão Externa da Câmara, que os dois [além de Tabata, o ministro se referiu ao deputado Felipe Rigoni (PSB-ES)] integram e acompanham o trabalho do MEC", declarou.
"Ele [Bolsonaro] queria entender porque a Tabata publicou uma foto. Eu falei ao presidente que recebi a comissão. É diferente isso. A mídia conservadora estranhou o fato de tê-los recebido, mas eu não vou mudar", disse.
O ministro também falou sobre seu posicionamento em relação ao educador Paulo Freire.
"Tive a pachorra de ler o texto mais famoso dele, que é a 'Pedagogia do Oprimido'. Eu desafio um professor e um acadêmico que venha me explicar onde ele quer chegar com as metáforas, com os valores. Ele transplanta valores do marxismo e tenta incluir dentro do ensino e da pedagogia", afirmou.
Fonte: Poder360
Comentários
Últimas Notícias
- 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Idoso de 64 anos morre após ser atropelado por ônibus escolar na zona leste de Teresina
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Segurança Pública
                    Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Esportes
                    Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Prefeitura de José de Freitas firma contrato de R$ 1,1 milhão para compra de materiais de expediente
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Política
                    Lula assina Projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso
                
             
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- 
                
                    
                        
                    
                    Justiça
                    Justiça pronuncia réu Bruno Arcanjo por homicídio qualificado contra o policial Marcelo Soares Costa
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Saúde
                    Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Segurança Pública
                    Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Ex-prefeito de São João do Piauí, José Paulo de Sousa morre aos 79 anos
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI