Vacinação de cães e gatos contra raiva terá início neste sábado (30) em Teresina
A campanha reforça que somente cães e gatos poderão receber a vacina, pois os animais domésticos possuem maior vivencia com os humanos, seus donosA Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos terá início a partir deste sábado (30/10) em Teresina (PI).

A abertura da campanha será realizada a partir das 8h:30 na Unidade Escolar Firmina Sobreira, situada na rua Desembargador Flávio Furtado, na Praça do Poti Velho, zona Norte da capital. Outros 136 pontos das zonas Norte e Leste estarão disponíveis para a vacinação.
No próximo sábado (06/11), a vacinação segue sendo aplicada nos pontos localizados na zona Sul e Sudeste de Teresina contemplando pelo menos 60.095 gatos e cães. Os animais da zona rural também serão atendidos ainda no mês de novembro.
A FMS informou que foi instituído esta logística por datas para as diferentes zonas visando atender a demanda de animais em mais pontos de vacinação, dessa forma facilitando a distribuição da vacina contra a raiva.
A vacinação é elaborada com vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol, ela é gratuita e segura, considerando que é a única forma de prevenir o animal contra a doença que também pode ser transmitida para humanos por meio de mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados pelo vírus, podendo levar a óbito.
O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, destacou a importância da vacina e informou que os animais a partir de três meses de idade poderão ser imunizados.
“Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva, que é uma doença grave e por isso tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, explica Paulo Marques.
A doença viral, conhecida como raiva, que acomete os animais pode ser evitada através desta vacinação antirrábica e além de ser transmitida pelos animais domésticos, pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
A campanha reforça que somente cães e gatos poderão receber a vacina, pois os animais domésticos possuem maior vivencia com os humanos, seus donos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de tentar matar companheira com gargalo de cerveja em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de roubo a veículos de motoristas de aplicativos é preso em Teresina
-
Política Empresa de energia solar é contratada por R$ 1,3 milhão para dedetização em Barras (PI)
-
Segurança Pública PF prende funcionário dos Correios por desviar encomendas e causar prejuízo de R$ 42 mil no Piauí
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada