Vacinação contra a COVID-19 deve começar cinco dias após aval da Anvisa, diz AGU
Na previsão, o prazo estimado para vacinação da população em geral é de 12 mesesA Advocacia-Geral da União (AGU) informou nessa terça-feira (15/12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o início da vacinação contra a COVID-19 no país deve começar em até cinco dias após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega do produto ao estoque do Ministério da Saúde. Até o momento, nenhum dos laboratórios que desenvolvem a vacina pediu autorização da Anvisa para comercialização.

A informação consta no documento enviado pela AGU ao Supremo após o ministro Ricardo Lewandowski pedir que a data para o início da vacinação fosse informada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o documento, o ministério prevê que a fase inicial da vacinação, destinada a quatro grupos prioritários, será de quatro meses. Serão necessários 30 dias para a conclusão da vacinação de cada grupo.
Na previsão, o prazo estimado para vacinação da população em geral é de 12 meses. O prazo vai depender da quantidade de vacinas entregue pelos laboratórios. Atualmente, as vacinas dos laboratórios Astra Zeneca, Jansen, Sinovac e Pfizer estão na terceira fase de testes, que antecede o pedido de registro na Anvisa.
“Por fim, é importante lembrar que, até o presente momento, ainda não há uma vacina disponível para uso imediato no mercado brasileiro, o que, por evidente, é condição para imediata disponibilização da vacina. Ademais, a incorporação de uma vacina no Calendário Nacional de Vacinação dependerá da aprovação do imunobiológico pela Anvisa, por processo de submissão regular ou emergencial”, diz o documento.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Eventos
Comissão Eeitoral da AGEPEN-PI torna público Edital de Convocação para as Eleições Gerais da Entidade
-
Justiça
STF mantém competência da Justiça do Trabalho para cumprimento de condições de trabalho em hospitais públicos
-
Justiça
Ministro do STF André Mendonça determina bloqueio de aeronave de R$ 10 mi do senador Ciro Nogueira
-
Política
Advogados de Bolsonaro apostam que STF validará redução de penas e já preparam pedido, diz Mônica Bergamo
-
Saúde
Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a primeira morte por hantavírus no estado
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Ministro do STF André Mendonça determina bloqueio de aeronave de R$ 10 mi do senador Ciro Nogueira
-
Justiça
STF mantém competência da Justiça do Trabalho para cumprimento de condições de trabalho em hospitais públicos
-
Eventos
Comissão Eeitoral da AGEPEN-PI torna público Edital de Convocação para as Eleições Gerais da Entidade