UPA Renascença oferece suporte psicológico para familiares de pacientes com COVID 19 em Teresina
Mortes quase triplicaram em menos de 24h. Outros 1372 casos estão sob investigaçãoA realidade inédita do distanciamento social entre as pessoas e o número arrebatador de óbitos no mundo todo causado pelo Novo Coronavírus tem gerado desconforto, estresse e desequilíbrio emocional na população, bem como profissionais de saúde.
Pensando nisso, a UPA do Renascença implantou o “Projeto Cuidando de Quem Cuida” que se dá através de atendimento psicológico para todos os colaboradores da Unidade e familiares dos pacientes suspeitos/confirmados com COVID 19.
De acordo com a Psicóloga Mércia Fernanda são muitas as repercussões causadas com o aparecimento do Novo Coronavírus: isolamento social, estresse, medo, mudança no ritmo das relações sociais.
Esses e outros fatores, além de causarem impactos emocionais, podem culminar no aparecimento ou agravamento de transtornos de ordem de saúde mental, como depressão ou ansiedade.
“Assim, em meio à realidade que estamos vivendo, mostra-se imprescindível a atuação do psicólogo nos hospitais de referência, sobretudo naqueles de combate direto ao COVID-19”, diz ela.
O psicólogo hospitalar tem como papel acolher e dar suporte a pacientes, familiares e equipe de saúde, minimizando os impactos psicológicos frente à pandemia, bem como promovendo humanização e saúde mental nesse momento tão necessário.
A colaboradora Juliane Ibiapina diz: “Como foi bom me sentir acolhida na Upa Renascença através do atendimento psicológico para nós profissionais, ainda mais frente ao que estamos vivenciando hoje. Falei dos meus problemas pessoais e de relacionamento, a importância está no valor agregado à nossa qualidade de vida no trabalho, que me permitiu laborar com mais motivação, com menos estresse"
"Aproveito para agradecer a gestão, na pessoa da Thamara, que vem tornando mais humanizado as relações interpessoais aqui dentro. Eu realmente me senti mais aliviada e elevou minha autoestima no trabalho”, concluiu.
A Diretora Thamara Carvalho afirma: “A mudança de hábitos repentina e os dados epidemiológicos tem causado muita angústia em nossos profissionais. Desta forma, é nosso dever cuidar de quem cuida! Por isso o nome do nosso projeto. Todos nós temos uma missão linda aqui dentro e não podemos desistir! Vamos ressignificar nossos sofrimentos e pedir ajuda! Dar valor ao auto cuidado. Juntos venceremos esta batalha”.
As consultas funcionam de segunda a sexta e a marcação se dá através do telefone no setor da Administração.
Fonte: Fundação Municipal de Saúde
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
TCE-PI aponta superfaturamento, fraude em licitações e dano ao erário na Prefeitura de Sebastião Barros
-
Política
TCE identifica risco de prejuízo aos cofres públicos em licitações de Sebastião Leal (PI)
-
Segurança Pública
Motorista de carro invadiu contramão em acidente que matou bebê na BR 343 em Piripiri, aponta PRF
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Denúncia aponta possíveis irregularidades em contrato de R$ 9,6 milhões da iluminação pública em Parnaíba (PI)