Universidade Federal do Piauí abre 2.146 vagas para cursos de EAD no Piauí
A educação pública de qualidade sempre foi a base da UFPI, na formação de profissionais que atendam os anseios da população. Inscrições de 7 a 12 de fevereiro
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) realizou na tarde da quinta-feira (30), no Salão Nobre da Reitoria, o lançamento do edital com 2.146 vagas para diversos cursos de graduação. Pela primeira vez a seleção será realizada por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; do Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD; da Prof.ª Dr.ª Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD; também marcou presença o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso;do do Secretário Estadual da Educação, Ellen Gera de Brito Moura; coordenadores de 25 polos do EAD e prefeitos.
A educação pública de qualidade sempre foi a base da UFPI, na formação de profissionais que atendam os anseios da população. Na palavra de apresentação do edital, a Prof.ª Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD, explicou como o candidato deve proceder no certame. “Ofertamos 2.146 vagas na modalidade a distância para 41 polos. Esse processo seletivo é bem específico, as inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário simplificado disponível no link. Os candidatos preencherão, o cadastro, com informações pessoais e informarão o ano do Enem realizado ou de melhor nota entre 2014 a 2019", diz.
Profa. Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD
Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a qualidade do ensino não depende da modalidade pelo qual é ofertada, depende da competência da equipe que trabalha na modalidade. “Temos na UFPI uma equipe muito competente, cuidando do ensino a distância, por isso nossos cursos têm a qualidade semelhante aos cursos presenciais. O estudante que fizer um curso na modalidade a distância pela UFPI vai ter o diploma igual ao que fez o curso presencial”, garante.
O período de inscrição se dará de 07 a 12 de fevereiro. O candidato poderá optar por oito opções de cursos distribuídos em 42 polos no Estado:
Licenciatura em Letras-Inglês;
Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Ciências Contábeis;
Bacharelado em Administração Pública;
Licenciatura em Letras-Português;
Licenciatura em Matemática;
Licenciatura em Ciências da Natureza;
Bacharelado em Turismo.
O resultado inicial será publicado no site da UFPI no dia 05 de março, e as matriculas acontecerão de 11 a 13 de março. Nesse caso, as matriculas serão nucleadas em todos os campis da UFPI. A novidade é que, neste ano, trabalharemos diretamente com a equipe conjunta de heteroidentificação.
De acordo com Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, o último processo seletivo disponibilizou mais de 10 mil vagas, considerado o maior certame de Educação a Distância no Brasil. “Foi um objetivo planejado e, agora, realizado. A previsão é que outro edital seja lançado ainda no mês de julho deste ano. Agradeço o esforço de todos que colaboraram”, exprime.
Qualquer pessoa que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos de 2014 a 2019, tendo atingido o mínimo 300 pontos em cada área do conhecimento, inclusive a redação, pode tentar uma única vaga e em um único polo. A classificação ocorrerá em ordem decrescente, por curso e por polo, a partir da média aritmética simples.
O resultado positivo que a EAD vem desenvolvendo no Estado do Piauí é um esforço mútuo entre várias instituições, dentre elas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Conforme destaca o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, as pessoas que lidam com educação realmente têm que imaginar o futuro. “A quem diga que o futuro vai ser impiedoso com aqueles que tiveram a oportunidade de fazer pela educação e não fizeram. Nós estamos fazendo a nossa parte. Eu acredito muito nesta modalidade de educação”, diz.
Fonte: JTNews com informações da UFPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ
-
Segurança Pública
STF restabelece adicional de periculosidade de guardas municipais de Santo André em São Paulo
-
Política
Aposta de Rafael Fonteles em blindar o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz, na Segurança Pública é no mínimo temerária